Cidadania e Justiça realiza blitz educativa em comemoração ao dia do Orgulho LGBTI+

A blitz educativa acontecerá em bares da capital para conscientizar a população sobre os direitos garantidos ao público e formas de denunciar violências.

O objetivo da blitz é informar a população sobre direitos
Descrição: O objetivo da blitz é informar a população sobre direitos Crédito: Vitória Soares/Governo do Tocantins

De acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos é dever do Estado garantir os direitos a saúde, bem-estar e segurança a todos. A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça afirma que trabalha para que nenhum direito seja desrespeitado para o público LGBTI+ e, portanto,  nesta sexta-feira, 28, em comemoração ao Dia do Orgulho LGBTI+ , realizará junto ao Coletivo da Diversidade Tocantinense, uma blitz educativa em bares da capital para conscientizar a população sobre os direitos garantidos ao público e formas de denunciar violências.     



O mês de junho foi escolhido como mês do Orgulho LBGTI+ e várias cidades brasileiras mantém programações voltadas para o público, principalmente movimentos de reivindicação de direitos e combate à violência contra lésbicas, bissexuais, gays, transexuais e travestis e intersexuais e a qualquer tipo de intolerância com relação a identidade de gênero ou orientação sexual. Além disso, nesse ano, comemoram a conquista protetiva alcançada pelo movimento, a criminalização da homofobia e qualquer outro tipo de agressão motivada pela identidade de gênero ou orientação sexual.

 

Durante o mês, a Seciju prestou apoio nas ações voltadas às Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Travestis e Intersexuais com o intuito de contribuir para a erradicação da intolerância contra o grupo. A gerente de Diversidade e Inclusão Social, Nayara Brandão, conta que a pasta contribuiu com recursos humanos e materiais para a realização da 16º Parada LGBTI+ no Tocantins. “Além do suporte na Semana da Diversidade Sexual e de Gênero, informo que está em processo para publicação o decreto que garante a utilização do nome social. Esses auxílios contribuem para garantir e levar informação a sociedade juntamente com os eventos realizados”, comentou a gerente.

 

Blitz Educativa

 

Como forma de comemorar o Dia do Orgulho LGBTQ+, será realizado uma blitz educativa nesta sexta-feira, 28, na entrada do Lanterna Lounge Bar, em Palmas, e em outros bares da capital, para informar a população sobre direitos e formas de denunciar qualquer tipo de violência. 

 

O integrante do Coletivo da Diversidade Tocantinenses, Thassio Paz, vê a iniciativa da Seciju como reforço a luta.   “Sempre que um órgão se mobiliza para levar à sociedade assuntos que geram equidade e equiparação de direitos adquiridos, reforçam o acordo dos estados para redução das mazelas que afetam à sociedade. À presença da Seciju nesse contexto, é de extrema importância para reforçar o papel da cidadania e do cidadão”, disse.

Comentários (0)