Edital Proler abre inscrições para fortalecer bibliotecas e espaços de leitura

Iniciativa seleciona desde bibliotecas públicas e comunitárias até unidades prisionais para ações de mediação de leitura; interessados podem se inscrever até 26 de abril

Crédito: Divulgação

Estão abertas as inscrições para o Edital Proler Bibliotecas, uma iniciativa realizada pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (Nees), em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Formação Artística e Cultural, Livro e Leitura (Sefli) e da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB).

 

O edital tem como objetivo selecionar Bibliotecas Públicas, Bibliotecas Comunitárias, Unidades Prisionais, Escritórios Sociais e demais serviços de atenção à pessoa egressa do sistema prisional para integrar ações formativas e territoriais voltadas ao fortalecimento da mediação de leitura e escrita, à ampliação do acesso ao livro e à consolidação de comunidades leitoras em todo o país.

 

Inscrições

Podem participar bibliotecas públicas municipais e estaduais, bibliotecas comunitárias, unidades prisionais com espaços de leitura, além de escritórios sociais e serviços de atenção à pessoa egressa do sistema prisional. As inscrições são gratuitas e seguem abertas até o dia 26 de abril, por meio da plataforma Mapa da Cultura do Ministério da Cultura.

 

A iniciativa busca fortalecer políticas públicas voltadas ao livro, à leitura, à literatura e às bibliotecas, promovendo formação, articulação em rede e mobilização territorial em diferentes contextos e comunidades.

 

Como parte das ações de apoio aos interessados, estão sendo realizados encontros virtuais para esclarecimento de dúvidas e orientação sobre o processo de inscrição. O cronograma dos encontros pode ser consultado no site do Mapa da Cultura.

 

O edital completo e os anexos necessários para participação estão disponíveis  do no site oficial do Mapa da Cultura do MinC. Informações adicionais também podem ser obtidas pelo e-mail proler@cultura.gov.br e pelo WhatsApp (61) 92003-6176.

Comentários (0)