Cirurgia de enxerto de pele é realizada pela primeira vez

O Hospital de Paraíso realizou no dia 19 de novembro a sua primeira cirurgia de enxerto de pele pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Primeira cirurgia de enxerto
Descrição: Primeira cirurgia de enxerto Crédito: Divulgação

Após avaliação médica e cirúrgica, o Hospital Regional Público de Paraíso do Tocantins – HRPP realizou pela primeira vez cirurgia de enxerto de pele pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no dia 19 de novembro. O paciente Fernando Joaquim David, 30 anos, foi submetido ao procedimento para fechamento de ferida na perna.

Segundo o cirurgião plástico Gustavo Salviano,foram realizados procedimentos básicos da cirurgia plástica que têm entre as suas finalidades cobrir feridas ou falhas na pele. “O retalho consiste na transferência de um segmento de pele de um local para outro, se mantendo o pedículo vascular (vasos sanguíneos), enquanto no enxerto de pele a transferência é realizada sem o pedículo vascular, utilizando-se curativos especiais para que a pele receba a vascularização do leito receptor (ferida). No caso deste paciente, como o ferimento era bem extenso, houve a necessidade do avanço de um retalho, além da enxertia de pele”, explicou Salviano.


No caso deste paciente, “os benefícios são enormes, considerando-se que tratava - se de uma extensa ferida aberta, sem perspectiva se melhora apenas com curativos. Sem falar na possibilidade de infecções secundárias no ferimento e limitações de atividades diárias do paciente, caso não fosse submetido ao procedimento”, disse Drº Gustavo Salviano.

E a previsão de recuperação é relativamente rápida, pois em 1 (uma) semana saberemos se a pele transplantada de uma região do paciente a ferida obteve pega, ou seja, se houve a aderência da pele à ferida e o enxerto encontra-se viável. Em seguida, alguns cuidados adicionais devem ser tomados durante o período inicial de adaptação da pele ao seu novo leito, finalizou o médico.


Após essa primeira cirurgia, o HRPP estará realizando outras reparatórias, tais como: o tratamento de pacientes com câncer de pele. Está em estudo a possibilidade da realização de cirurgias em pacientes portadores de gigantomastias (mamas gigantes) e reconstrução de mamas em pacientes que tiveram câncer de mama. Ações como esta ocorrida no município de Paraíso do Tocantins, é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Saúde – SESAU, que está possibilitando a população a ter acesso a melhores serviços de saúde e proporcionando qualidade de vida.

(Da assessoria)

Comentários (0)