Claudia Lelis participa da entrega da Carta das Américas na COP 21

Para Claudia Lelis o desenvolvimento sustentável deve ser atrelado a uma politica econômica e social equilibrada

Claudia Lelis em Paris
Descrição: Claudia Lelis em Paris Crédito: Foto: Divulgação

A posição do Partido Verde das Américas, que integra os maiores partidos verdes do mundo foi apresentada através da Carta das Américas, nesta quarta-feira, 9, na COP 21, em Paris. A carta foi entregue á Global Green – Rede Mundial de Partidos e Movimentos Políticos Verdes pela vice-governadora do Tocantins, Claudia Lelis (PV), pelo secretário de relações internacionais do PV – Brasil, Fabiano Carnavale e representantes dos países da América que estão participando da Conferência das Partes.

 

Nesta carta o PV das Américas coloca sua posição politica á frente da Global Green, que reúne 90 partidos verdes em todo o mundo. “É uma visão latino americana, mas consideramos que a COP 21 em Paris deve alcançar um acordo vinculado que reduza as emissões para alcançarmos o máximo de 1,5 graus na redução da elevação da temperatura no planeta e que o fundo de ajuda as nações mais vulneráveis sejam efetivamente destinados a esse objetivo”, destacou o representante do PV Brasil, Fabiano Carnavale.

 

Para Claudia Lelis o desenvolvimento sustentável deve ser atrelado a uma politica econômica e social equilibrada. “O Brasil é o país com o maior patrimônio de biodiversidade no mundo e detém 13% da biodiversidade do planeta e 20% dos recursos hídricos. E o nosso desafio é criar mecanismos institucionais e empresariais que deem suporte à exploração sustentável e justa dessa biodiversidade”, destacou durante o evento, a vice-governadora. 

 

Claudia explicou as representantes dos demais países que o Governo do Tocantins está comprometido em reduzir o desmatamento ilegal, de alcançar os objetivos de redução das emissões de gases de efeito estufa, e de investir no saneamento básico como garantia de cidadania aos povos da Amazônia Legal e do Estado do Tocantins.

 

“Consideramos que a obrigação essencial dos Partidos Verdes do mundo é promover condições de vida para alcançar a consciência ambiental, por isso o nosso trabalho deve incluir educação ambiental, desenvolvimento sustentável e economia solidária”, destacou Lelis.

 

Participaram também deste encontro a secretária estadual de meio ambiente e recursos hídricos do Tocantins, Meire Carrera ( PV), secretário de comunicação do PV – Tocantins, Ricardo Ricanato; a secretária nacional de organização do PV - Brasil, Carla Piranda;  Ade Zuchr (indonésia); Keli Yen (secretária-executiva da GG); Maria Isabel Moreno (deputada estadual do Valle del Cauca, Colômbia); Saraswat Mathieu (Paquistão).

 

PV das Américas

Na federação de Partidos Verdes da América se encontram os 3 maiores partidos verdes do mundo: Brasil, Colômbia e México, os quais sozinhos representam mais de 6 milhões de eleitores, promovendo agendas legislativas ambientais exemplares, além de ostentar inúmeros cargos eletivos em seus governos, tanto a nível executivo quanto legislativo.

 

São exatamente esses três partidos: México, Colômbia e Brasil que atualmente presidem a federação dos Partidos Verdes das Américas, integrada por 13 partidos da região. A federação foi criada em 1998 e durante 17 anos tem apoiado o fortalecimento da política ecológica no continente.

 

Saiba mais 

Apesar de ser um fenômeno natural, o efeito estufa tem aumentado nas últimas décadas e gerado as mudanças do clima. Essas alterações decorrem do aumento descontrolado das emissões de gases como o dióxido de carbono e o metano. A liberação dessas substâncias na atmosfera ocorre por conta de diversas atividades humanas, entre elas o transporte, o desmatamento, a agricultura, a pecuária e a geração e o consumo de energia.

Comentários (0)