Claudia Lelis recebe caminhada de combate à violência contra idosos

A ação teve início na Avenida Juscelino Kubitschek (JK) e finalizou no Palácio Araguaia, onde os participantes foram recebidos pela governadora em exercício, Claudia Lelis.

Claudia Lelis recebe participantes
Descrição: Claudia Lelis recebe participantes Crédito: Secom

A Caminhada Mobiliza, ação de combate às diversas formas de violência cometidas contra a pessoa com idade igual ou superior a 60 anos, promovida pelo Governo do Tocantins, através da Secretaria de Defesa e Proteção Social (Sedeps), aconteceu nesta segunda-feira, 15, em Palmas. A ação teve início na Avenida Juscelino Kubitschek (JK) e finalizou no Palácio Araguaia, onde os participantes foram recebidos pela governadora em exercício, Claudia Lelis.

 

O evento, que reuniu cerca de 100 participantes, contou com a presença da secretária de Defesa Social, Gleidy Braga, acadêmicos da Universidade da Maturidade (UMA), servidores das instituições parceiras da campanha Mobiliza e populares.

 

A ação visa celebrar o “Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa”, comemorado anualmente no dia 15 de junho, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o intuito de sensibilizar a sociedade civil sobre as mais diversas formas de violências que as pessoas idosas sofrem em seus lares, nas instituições ou nos espaços públicos.

 

Ao recepcionar os participantes da caminhada, a governadora Claudia Lelis ressaltou a importância do respeito às pessoas idosas e frisou as ações que o Estado vem desenvolvendo nesta área. “Respeitar o idoso é respeitar o nosso próprio futuro. Por isso, na semana passada o governador Marcelo Miranda, juntamente com a secretaria do Trabalho e Assistência Social, coronel Patrícia [Amaral], estiveram reunidos com a secretária nacional de Assistência Social [Ieda Castro], discutindo a reabertura dos CRAS [Centro de Referência da Assistência Social], em Palmas, por entender que isso é de suma importância para os nossos idosos”, lembrou.

 

A campanha abrange todos os 139 municípios do Estado, por meio de secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social e entidades locais, na forma de sensibilização e mobilização contra a violência ao idoso.

 

(Com informações da Secom)

 

 

Comentários (0)