Com 1.123 votos Pinheiro vence eleições do Sisepe: concorrente teve 988 votos

As eleições do SISEPE-TO aconteceram no último domingo, dia 27, das 8h às 17 horas em Palmas e nas sedes regionais do SISEPE-TO em Taguatinga, Porto Nacional, Araguaína e Gurupi...

Cleiton Pinheiro
Descrição: Cleiton Pinheiro Crédito: Divulgação

Foi divulgado o resultado final das eleições do SISEPE-TO para o quadriênio 2014-2018. A maioria dos filiados votantes escolheu a Chapa 01 e Cleiton Pinheiro como presidente do Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (SISEPE-TO) por mais 04 anos. A Comissão Eleitoral responsável por coordenar as eleições do SISEPE-TO concluiu a apuração de todas as urnas no início da noite desta segunda-feira, 28, e pela contagem de votos, o candidato da Chapa 01, venceu com 1.123 votos. Wiston Gomes, da Chapa 02, obteve 988 dos votos.
 
As eleições do SISEPE-TO aconteceram no último domingo, dia 27, das 8h às 17 horas em Palmas e nas sedes regionais do SISEPE-TO em Taguatinga, Porto Nacional, Araguaína e Gurupi. A eleição definiu os componentes da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal.
 
Mais de 7 mil filiados estavam aptos a votar. O dia de votação foi todo acompanhado por profissionais do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO) que se deslocaram para as 05 cidades do Estado e ficaram responsáveis pelo transporte das urnas eletrônicas e pelo apoio técnico aos mesários. Para garantir a ordem e a segurança dos locais de votação, o Sindicato também contou com o apoio da Polícia Militar, em todos os locais de votação.
 
A votação aconteceu de forma tranquila durante todo o dia e os filiados cujo nome não constava na lista de aptos e que comprovaram a filiação, puderam votar em separado, em cédulas guardadas em envelope pardo. Nesses casos, o voto em envelope pardo é garantido pelo Estatuto do SISEPE-TO, conforme o artigo 65.
 
O dia de votação também foi acompanhado por dirigentes da Confederação Nacional dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB) e da Federação Interestadual dos Servidores Públicos Municipais e Estaduais (FESEMPRE), entidades nacionais representativas dos servidores públicos.
 
ELEIÇÕES NO INTERIOR
Uma empresa especializada em segurança privada fez o transporte das urnas de lona e de todos os documentos das eleições das sedes regionais até Palmas. O material foi entregue ao presidente da Comissão Eleitoral, Márcio Lins, por volta das 8h30 desta segunda-feira, 28 e a entrega foi acompanhada por uma equipe de vídeo e pode ser vista AQUI.
 
Após receber o material das regionais, a Comissão Eleitoral deu prosseguimento à apuração que se estendeu até as 18 horas desta segunda-feira, contando apenas com intervalo de 1 hora para almoço. A apuração foi acompanhada pelos candidatos majoritários de cada chapa como forma de dar ainda mais transparência à eleição. Ao final da apuração de cada local de votação, a Comissão publicava um edital com o resultado oficial no site do SISEPE-TO. Todos os editais com a apuração das urnas de cada cidade, podem ser conferidos AQUI.
 
NOVA GESTÃO
Para o quadriênio 2014-2018, o candidato vencedor, Cleiton Pinheiro, trouxe como principais propostas: 1) pagamento das progressões atrasadas e cumprimento de todos os acordos firmados com o Governo e com as Prefeituras Municipais; 2) a jornada de 06 horas corridas, em definitivo, para os servidores do Estado; 3) a luta pelo realinhamento das tabelas financeiras para o Quadro Geral do Estado, a exemplo do que foi feito para a Polícia Civil e outras categorias; 4) auxílio-alimentação para os servidores do Quadro Geral; 5) a criação do Conselho de Administração e Fiscal do Plansaúde, gerido por servidores públicos concursados; 6) a continuidade da descentralização do atendimento do Sindicato, com a criação de pelo menos mais 03 sedes regionais no interior do Estado; 7) a responsabilização dos culpados no rombo do IGEPREV, com a devolução do dinheiro mal aplicado e a mudança da legislação do Instituto, colocando na gestão apenas servidores públicos concursados; e 8) investimentos como a construção do clube social de Palmas e clubes nas sedes do interior.
 
“Quero agradecer a participação dos mais de 2 mil filiados que saíram de suas casas e compareceram às eleições do SISEPE-TO, exercendo a verdadeira democracia. Foi uma eleição difícil, mas entendo que todos ganharam, uma vez que, quando há uma disputa entre duas chapas, isso traz amadurecimento para a categoria, pois ela pode exercer livremente o direito de escolher o seu candidato. A categoria entendeu que a proposta apresentada por mim foi a melhor e foi por isso que fui reeleito. Ao receber o resultado da eleição, faço o compromisso de jamais trair a confiança e o voto da categoria que acreditou em mim. Trabalharei o mandato inteiro em defesa da classe”, pontou o presidente reeleito, Cleiton Pinheiro.
 
A posse da nova diretoria está marcada para o dia 1º de junho.
 
PERFIL DO PRESIDENTE ELEITO
Cleiton Lima Pinheiro tem 40 anos, é casado com Elane Pinheiro e pai de Mariana e Thaylla Isabela. Assumiu o SISEPE-TO em 2007, com o propósito de garantir para a categoria os direitos estabelecidos em lei e buscar junto à Administração Pública, garantias de novos direitos e benefícios, como a aplicação do PCCR, a revisão do Estatuto, a concessão de vale-transporte, a paridade do IGEPREV e a estabilidade na carreira. Em 02 de janeiro de 1989, começou sua careira pública, na época aos 15 anos de idade como Office boy no Governo do Estado. Em 2000, foi aprovado em concurso público, tornando-se servidor efetivo da Secretaria da Administração do Estado do Tocantins (SECAD). Chegou a ser notadamente reconhecido como o melhor representante de classe, mesmo antes de assumir a presidência do SISEPE-TO. Além do SISEPE-TO, Pinheiro é presidente da Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST-TO) e vice-presidente da Federação Interestadual dos Servidores Públicos Estaduais e Municipais (FESEMPRE). Também é presidente da Associação dos Servidores da Secretaria da Administração (ASSECAD), sendo que está em seu sexto mandato consecutivo. Em sua trajetória sindical, sempre pautou seu trabalho na credibilidade, no respeito aos companheiros servidores e na incansável busca de benefícios. (Informações fornecidas pela Assessoria de Comunicação da Chapa 01)
 
CONHEÇA OS MEMBROS DA DIRETORIA E DO CONSELHO FISCAL DO SISEPE-TO PARA O QUADRIÊNIO 2014-2018
 
CHAPA 01 – UNIDOS EM DEFESA DO SERVIDOR
Número de votação na urna eletrônica: 11
Diretoria Executiva
Cleiton Pinheiro: Presidente
Milton Gomes: Vice-presidente
Clayrton Cleiber: Diretor geral
Rorilândio Nunes: Vice-diretor geral
Aguinaldo Olinto: Diretor Administrativo e Financeiro
Ivan Júnior: Vice-diretor administrativo e financeiro
Manoel Rodrigues Cunha Júnior: Diretor de Assuntos Jurídicos
Ironaldo Martin: Vice-diretor de Assuntos Jurídicos
Ana Maria Côrtes: Diretor de Comunicação e Relações Públicas
Liliane Morais: Vice-diretor de Comunicação e Relações Públicas
Luiz Carlos Benedito: Diretor de Assuntos Técnicos e Qualificação Profissional
Paulo Antônio Pereira: Vice-diretor de Assuntos Técnicos e Qualificação Profissional
 
Conselho Fiscal
Márcia Maria Alves Viana: Presidente
Domingos de Souza: Vice-presidente
Guilherme Sié: 1º Conselheiro Fiscal
Cleidson Pereira: 2º Conselheiro Fiscal
Cleuto Gonçalves: 3º Conselheiro Fiscal

 

Chapa 2 agradece

Por meio de carta, os membros da Chapa 2 agradeceram os votos recebidos. Confira:

Carta aos servidores

Nós, membros da Chapa 2 e em especial o candidato à presidência do Sisepe e líder do Movimento pela Moralização e Democratização do Sisepe (MMDS), Wiston Gomes, viemos agora agradecer o apoio maciço que recebemos dos servidores públicos no processo de eleição da nova diretoria do nosso sindicato, o Sisepe.

 

Agradecemos os 623 expressivos votos que recebemos na Capital; os 99 votos na regional de Porto Nacional, de grande importância; os 158 votos fundamentais na regional de Araguaína; os 62 votos importantíssimos na regional de Gurupi e os 46 votos especiais na regional de Taguatinga.

 

No total a nossa chapa recebeu 988 votos, número que representa o quanto nosso trabalho e esforço foram significativos. Por uma pequena diferença, 135 votos, não vencemos. Mas ficou claro que não perdemos no voto e sim na truculência de uma gestão, perdemos para um estatuto ultrapassado e omisso, que o atual gestor colocou debaixo do braço e, com seus métodos antidemocráticos, não permite alterá-lo. Perdemos para uma estrutura logística que é sustentada por nós mesmos e usada conforme o interesse do atual gestor (candidato). E perdemos também para o recurso financeiro que em toda campanha tem sido determinante.

O Sisepe não saiu fortalecido como deveria, devido aos métodos usados pelo nosso adversário para vencer as eleições, e isso nos preocupa, pois a instituição deveria vir em primeiro lugar e não a vaidade de uma pessoa. Mas isso não quer dizer que não tivemos sucesso. Fomos vitoriosos sim, porque demos a você servidor uma opção, porque trouxemos a seu conhecimento as feridas do nosso sindicato, feridas essas que a partir de agora já se transformam em um câncer. Mas temos certeza que, a partir de agora, todos ficarão atentos quanto à gestão do Sisepe e do nosso dinheiro.

De qualquer maneira, fica aqui o nosso Muito Obrigado por tudo: pelo voto, pelo apoio, pela confiança. O Movimento pela Moralização e Democratização do Sisepe (MMDS) continuará atuante. Sabemos que teremos muito trabalho, pois já conhecemos todos que compõem a chapa adversária. Vamos seguir vigilantes quanto às ações de nosso sindicato, buscando de fato a moralização e a democratização de nossa entidade.

 

Abraço do companheiro de hoje e sempre, Wiston Gomes.

Abraço dos membros da Chapa 2 e do MMDS.

 

Comentários (0)