Com 225 mil atendimentos neste ano, Sine Tocantins é o 3º mais efetivo do país

Em valores absolutos, o órgão colocou, no mês de setembro/2019, 472 trabalhadores no mercado de trabalho formal. Ou seja, mais que estados como Paraíba (465), Piauí (101) e Maranhão (283)

Crédito: Carlessandro Souza - Sine TO

Entre todos os estados do Brasil, o Sistema Nacional de Empregos do Tocantins (Sine) foi o terceiro que mais contribuiu para a colocação de trabalhadores no mercado de trabalho em setembro de 2019. Para se obter a taxa de efetividade dos Sines é estabelecida uma relação entre o total de trabalhadores colocados pelo Sistema e o total de admitidos no mercado de trabalho formal de forma geral.

 

No mês de setembro deste ano, 8,05% das admissões no mercado de trabalho formal no Tocantins se deram por meio da política de intermediação de mão-de-obra do Sine. Em relação ao mesmo período do ano anterior (setembro/2018) houve um aumento de 0,41 pontos percentuais.

 

Em valores absolutos, o Sine colocou, no mês de setembro/2019, 472 trabalhadores no mercado de trabalho formal. Ou seja, mais que estados como Paraíba (465), Piauí (101) e Maranhão (283).

 

De acordo com o diretor do Sine, José Alberto (Gordo) sua equipe tem buscado inúmeras parcerias e estratégias para se aproximar do empresariado, oferecer capacitação profissional aos trabalhadores e diminuir as distâncias entre quem quer empregar e aqueles que precisam de uma ocupação: “Durante todo o ano de 2019 o Sine esteve entre os mais efetivos do país e isso é um reflexo das ações do Governo Estadual para recuperar a nossa economia e também de estratégias para atender as necessidades dos nossos dois públicos; empresários e trabalhadores”, explica o diretor.

 

Em 2019, nos postos do Sine, foram realizados 225.151 atendimentos que passam por emissão de Carteira de Trabalho, encaminhamentos para vagas de emprego (33.546 encaminhamentos), captação de vagas (7.048 vagas oferecidas à população), entrada no seguro desemprego (31.107 inscrições), capacitação e orientação profissional entre outros serviços.

 

Todo o empenho do Governo do Estado resulta em histórias de sucesso como a de Jéssyca Rodrigues contratada por um empreendimento recém instalado em Palmas como operadora de caixa. Jéssyca estava há quatro meses em busca de um emprego e considera que o apoio do Sine foi fundamental para sua efetivação na vaga. “Buscar um emprego por meio do Sine tem uma grande vantagem em relação a bater de porta em porta, eles te mandam com uma carta de recomendação e te auxiliam em todo o processo, desde a orientação para elaborar um currículo até como se apresentar em uma entrevista e seleção”, declara.

 

 

Comentários (0)