Com anos de dedicação no Tocantins e Maranhão, Dom Enemésio Ângelo morre aos 71 aos

Seu corpo será velado no Santuário Sagrado Coração de Jesus, em Araguaína, onde às 15h será celebrada a missa de corpo presente. Após a Santa Missa, o seu corpo seguirá para Balsas.

Dom Enemésio
Descrição: Dom Enemésio Crédito: Reprodução

Dom Enemésio Ângelo Lazzaris, de 71 anos, faleceu na noite deste domingo, 02, na casa paroquial do Santuário Sagrado Coração de Jesus, em Araguaína. Há cerca de um ano o bispo, que vinha desempenhando o sacerdócio em Balsas (MA), fazia tratamento contra um câncer, sendo acompanhado pela equipe médica do Hospital Dom Orione, em Araguaína.

 

Seu corpo será velado no Santuário Sagrado Coração de Jesus, em Araguaína, onde às 15h será celebrada a missa de corpo presente. Após a Santa Missa, o seu corpo seguirá para Balsas, sede de sua Diocese, onde será sepultado.

 

Dom Enemésio nasceu em Siderópolis (SC), no dia 19/12/1948. Terminou o seu noviciado em 1965 na Congregação da Pequena Obra da Divina Providência e fez os seus votos perpétuos em 27/10/1974. Foi ordenado sacerdote em 26/07/1975.

 

Diretor do Colégio Dom Orione de São Sebastião do Rio de Janeiro e Superior da Província Norte do Brasil da Congregação da Pequena Obra da Divina Providência (Dom Orione).

 

No Tocantins, foi diretor da comunidade orionita e pároco na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Araguaína, após ser nomeado bispo em 12 de dezembro de 2007 pelo papa Bento XVI. Atuou, também, como presidente da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e coordenador do grupo de trabalho da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) contra o tráfico de pessoas. Fez várias denúncias contra conflitos agrários, trabalho escravo e assassinato de índios no Maranhão.

 

Notas de Pesar

 

Governador Mauro Carlesse -  Com muito pesar recebi, na manhã desta segunda-feira, dia 3, a  notícia do falecimento do bispo Dom Enemésio Ângelo Lazzaris. Dom Enemésio Ângelo atuou em Araguaína, onde foi diretor da comunidade orionita e pároco da Igreja Sagrado Coração de Jesus. Deixa um legado de lutas e dedicação aos pobres. Nesse momento de dor e luto, rogo a Deus para que console os corações dos amigos e párocos de Dom Enemésio Ângelo por está perda irreparável.

 

Hospital Dom Orione - Lamentamos a perda desse grande missionário, amado e querido por todos que conviviam com eles. Aos familiares externamos nossas condolências neste momento de luto.

 

Lázaro Botelho e Valderez Castelo Branco - Dom Enemesio Angelo Lazzaris, nosso querido sacerdote orionita, foi exemplo de fé, amor, caridade e abnegação... Exerceu seu sacerdócio com dedicação e é um exemplo a ser seguido. Agradecemos ao Pai Celestial, à Maria Santíssima e a São Luís Orione por ter nos permitido a amizade de Dom Enemesio e de tê-lo como ministro de Deus. Neste momento, as palavras são insuficientes para expressar e descrever o nosso sentimento de dor, saudade e seu trabalho de fé para os que mais precisavam. Cremos em Deus e temos como lenitivo a esperança da ressurreição, Rogando ao Pai para que dê conforto aos familiares, especialmente às irmãs, irmãos, sobrinhos, aos amigos e fiéis, que assim como nós, sofrem a dor da despedida, mas com a certeza de que um dia nos reencontraremos no Reino de Deus.
 

Comentários (0)