O sonho de ser jogador de futebol começou quando ele ainda tinha 6 anos de idade. Vitor Lima sempre morou com a mãe e o irmão no município de Lajeado, no Tocantins, e guardava um talento a ser revelado ao mundo. No início, o atleta praticava a modalidade em salão, mas logo ingressou no Projeto Aprender e Crescer, iniciativa da Associação Atlética Atenas que recebe o apoio da Investco por meio do Instituto EDP, organização que há 12 anos investe em ações socioambientais da Companhia no Tocantins.
Ali abriu-se um leque de oportunidades para que Vitor passasse a atuar em grandes times. Ele começou pelos locais, como o FlaPalmas, onde disputou campeonatos interestaduais. Também jogou no Palmas Futebol e Regatas como profissional e foi destaque em 2017. A partir daí, vídeos do atleta começaram a ser divulgados em clubes fora do estado, até que ele foi surpreendido com um convite para jogar no Corinthians, em São Paulo, e, em seguida, no Vasco da Gama, no Rio de Janeiro.
Em abril, Vitor, aos 18 anos, fará a sua primeira viagem internacional aos Estados Unidos representando o time como titular na categoria Sub-20, na posição de zagueiro, no campeonato Dallas Cup.
“O Aprender e Crescer foi muito importante para a minha carreira, pois até então não havia nenhum tipo de incentivo para o esporte aqui na região e o projeto veio para contribuir com a juventude de Lajeado. Espero que a iniciativa continue e possa resgatar jovens, até mesmo alguns amigos, que se encontram envolvidos no mundo das drogas”, afirma Vitor.
“O Aprender e Crescer é uma das iniciativas que priorizamos apoiar por acreditar que, por meio da educação e do esporte, é possível transformar vidas. Parabenizamos o Vitor por esta conquista e acreditamos que muitas outras virão – tanto para ele, quanto para outras crianças e adolescentes”, afirma PG Meirelles, diretor de Relações Institucionais e Comunicação da Investco.
O Projeto
O Projeto Aprender e Crescer já contemplou mais de 2 mil jovens e adolescentes nas cidades de Lajeado, Peixe, Miracema, Palmas e Paranã. Os estudantes recebem calção, camiseta, meião e chuteira. Uma novidade desde 2017 foi a integração do time feminino no projeto. Os interessados em participar precisam comprovar o bom desempenho escolar e frequentar as aulas de reforço oferecidas por profissionais capacitados.
O idealizador do Projeto, Luiz Eduardo Machado, afirma que “A Associação agradece a confiança da Investco e da EDP no Aprender e Crescer para a realização dos sonhos de crianças e jovens tocantinenses. Sempre enxergamos o futebol como fator educacional e de inclusão. A história do Vitor é um exemplo. Também temos o Carlos Araújo, que está jogando no Cruzeiro, e o Marcos Ferreira, na Ponte Preta. Não pretendemos parar. Faremos com que vários outros estudantes conquistem seus propósitos”, diz.
Sobre o IEDP
Desde que foi fundado em 2008, o Instituto EDP investiu mais de R$ 100 milhões em projetos socioculturais, que beneficiaram cerca de três milhões de pessoas, em cerca de 400 programas espalhados por todo o País. Somente em 2019, iniciativas apoiadas pela organização favoreceram 82 mil moradores das comunidades do entorno das áreas de atuação da Companhia. O Instituto EDP tem como responsabilidade estruturar os investimentos e as ações sociais da EDP em frentes ligadas à valorização da Língua Portuguesa, à educação, ao desenvolvimento local com geração de renda, ao empreendedorismo e ao voluntariado, esporte e saúde.
Sobre a UHE Lajeado
A Usina Hidrelétrica Luis Eduardo Magalhães (UHE Lajeado) conta com cinco unidades geradoras de 180,5 MW cada, totalizando a potência de 902,5 MW. O empreendimento, construído no Rio Tocantins, no Estado do Tocantins, opera a fio d’água, configuração que utiliza a vazão do rio para a geração de energia. Foi eleita pela Aneel a Melhor Usina do Brasil em 2019 e, no mesmo ano, recebeu da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, pela terceira vez, o Prêmio Empresa Amigo do Esporte, homenagem concedida à companhia que mais apoiou o esporte no Tocantins. Certificada com a ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001, a Hidrelétrica é gerida pela Investco, constituída pelas acionistas EDP (73%), CEB (20%) e CPFL (7%).
Comentários (0)