Corpo de "Guedinho", morto na madrugada deste sábado, será cremado em Goiânia

Joaquim Guedes Coelho Filho estava internado em estado grave no Hospital do Coração, em Goiânia - GO, e faleceu na madrugada deste sábado, 29, vítima de pancreatite aguda.  

Crédito: Adelmar Ribeiro

O ex-diretor da Companhia de Energia Elétrica do Tocantins (Celtins), atual Energisa Tocantins, e ex-secretário de Estado de Energias Limpas, Recursos Hídricos e Projetos Especiais, Joaquim Guedes Coelho Filho, faleceu na madrugada deste sábado, 29, no Hospital do Coração, em Goiânia - GO, vítima de pancreatite aguda. O velório deve iniciar às 11 horas, no Complexo Vale do Cerrado, GO 060, saída para Trindade. A cremação será às 15 horas também deste sábado.

 

Guedes estava internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), com quadro de pancreatite aguda necrotizante com disfunção orgânica. Ainda conforme o boletim hospitalar, o paciente estava em estado grave, sedado, intubado, sob ventilação mecânica e efeito de altas doses de drogas vasoativas em homodiálise diária.

 

Ele era irmão do Dorival Roriz Guedes Coelho e de José Ricardo Roriz Coelho, ex-presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), atual vice-presidente da entidade, além de presidente da Associação Brasileira da Indústria do Plástico e presidente do Sindicato da Indústria do Plástico. Além disso, atualmente, José Ricardo Roriz Coelho é vice-presidente do Conselho de Administração ONIP Organização Nacional das Indústria de Petróleo.

 

A família Guedes, apesar de pessoas simples, tem grande importância dentro dos seguimentos da infraestrutura brasileira.

 

Pancreatite aguda

 

Pode ser causada pela formação de pequenos cálculos biliares que obstruem a porção terminal do colédoco, duto que transporta a bile, interrompendo o fluxo das secreções pancreáticas. Essa obstrução provoca processo inflamatório intenso e aumento da glândula por causa do edema, ou seja, do acúmulo de líquido em seu interior. O álcool é causa frequente de pancreatites agudas.

 

Perfil

 

Formado em Engenharia Mecânica e Elétrica pela Universidade de Brasília (UNB), Joaquim Guedes era natural de Goiânia (GO). Atuou no setor elétrico por mais de 20 anos, tendo trabalhado nas principais empresas de energia de Goiás. No Tocantins participou da estruturação da Rede Celtins e assumiu cargos no Executivo.

 

 

Nota de pesar

 

Deputado Antonio Andrade - Presidente da Assembleia Legislativa do TO: Neste sábado, 29, recebi com profundo pesar a notícia do falecimento de Joaquim Guedes Coelho Filho (Guedinho), que faleceu nesta madrugada no Hospital do Coração em Goiânia. Guedinho participou da estruturação do Estado, aqui esteve a frente de diversos órgãos contribuindo com a efetivação de um sonho chamado Tocantins. Clamo a Deus que o receba em seus braços e conforte os corações de familiares e amigos. "E, clamando Jesus com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito". (Lucas 23:46)

 

Comentários (0)