Desfile Cívico de 7 de Setembro acontece neste domingo, na Av. Tocantins

Cerca de 2 mil pessoas vão fazer parte do desfile, entre estudantes e oficiais. Em Palmas, a programação é organizada pela Seduc e está marcada para começar às 18 horas, em Taquaralto...

Cerca de 2 mil pessoas devem participar do desfile
Descrição: Cerca de 2 mil pessoas devem participar do desfile Crédito: Lucas Nascimento

Evento realizado para celebrar o dia da independência do Brasil, o desfile cívico-militar de 7 de setembro será realizado no próximo domingo em todo o país. Em Palmas, a programação é organizada pela Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) e está marcada para começar às 18 horas, em Taquaralto, região sul da cidade. Pela Avenida Tocantins, desfilarão alunos de escolas estaduais e municipais, corporações das Polícias Militar, Civil e Federal, Guarda Metropolitana, Corpo de Bombeiros, 22° Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro e Capitania Fluvial do Araguaia – Tocantins (Marinha).

 

Cerca de 2 mil pessoas vão fazer parte do desfile, entre estudantes e oficiais. De acordo com a diretora de Programas Especiais da Seduc, Tereza Luiza Dias Wanderley, toda a comunidade  também pode participar do momento cívico. “Esperamos que os palmenses compareçam para prestigiar nossos alunos e militares nesta data tão importante para o país”, disse, ressaltando que no domingo um trecho da avenida será fechado para o acesso seguro do público e participantes.

 

Apresentações

Ao todo, cerca de 650 estudantes da rede estadual de ensino de Palmas participarão do desfile. Fazem parte do grupo o Colégio da Polícia Militar de Palmas, a Escola Estadual Liberdade e os Centros de Ensino Médio de Taquaralto, Santa Rita de Cássia e São José.

 

Além disso, aproximadamente 750 alunos de escolas municipais da capital também devem desfilar pela Avenida Tocantins, sendo as Escolas de Tempo Integral Eurídice de Mello, Daniel Batista e Santa Bárbara, a Escola Municipal Jorge Amado e a Escola Municipal Sávia Fernandes.

 

Na programação ainda está previsto revista às tropas e hasteamento da bandeira, com participação da banda da Polícia Militar. Também vão fazer parte do desfile as corporações da Marinha, Exército, Polícias Civil, Militar e Federal, Guarda Metropolitana e Corpo de Bombeiros. São cerca de 700 militares, divididos em pelotões e frota motorizada.

 

7 de setembro

Em 2014 são celebrados os 192 anos de independência do Brasil, marcados pelo famoso grito proferido por Dom Pedro I, às margens do riacho Ipiranga, em 1822. Nacionalmente, o dia 7 de setembro foi considerado feriado após a promulgação da lei federal 622, de 6 de abril de 1949. Vinte anos depois, a lei federal número 5.571, publicada em 28 de novembro de 1969, estabeleceu o protocolo para as comemorações do Dia da Pátria.

 

Comentários (0)