Dia do idoso: catarata é umas das doenças da visão na terceira idade

Segundo o médico oftalmologista Juliano Perfeito, a catarata provoca opacidade ou perda da transparência parcial ou total do cristalino, levando à diminuição da visão aos poucos.

Médico oftalmologista Juliano Perfeito explica sobre a catarata
Descrição: Médico oftalmologista Juliano Perfeito explica sobre a catarata Crédito: Divulgação

A catarata é uma doença que está associada ao envelhecimento. O dia do idoso é comemorado no dia 1º de outubro e a Associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa (ABCCR) recomenda o exame periodicamente para quem já passou dos 60 anos.

 

Segundo o médico oftalmologista Juliano Perfeito, a catarata provoca opacidade ou perda da transparência parcial ou total do cristalino, levando à diminuição da visão aos poucos.

 

“O paciente começa a enxergar embaçado e perde aos poucos a capacidade de focalizar imagens. Quando a catarata é diagnosticada e não tratada, pode colocar a vida da pessoa idosa em risco em decorrência de lesões causadas por quedas”, explica o especialista.

 

De acordo com Organização Mundial de Saúde (OMS), em todo o mundo, vinte milhões de pessoas sofreram de catarata e perderam a visão. O oftalmologista, Juliano Perfeito, alerta que, é uma doença relacionada ao envelhecimento e pode ser tratada com cirurgia.

 

“A cirurgia de catarata contribui para melhora a qualidade de vida do paciente, especialmente a da pessoa idosa. A cirurgia deve ser feita após a consulta com um médico especialista. Na maioria dos casos, sugerimos a cirurgia na fase inicial da doença, pois se torna uma cirurgia muito mais tranquila”, comenta Perfeito.

 

Alguns hábitos podem adiar o aparecimento da catarata e contribuir para uma vida mais saudável como o uso de óculos de sol com proteção contra raios ultravioletas. Alimentos como refrigerantes e enlatados e o uso de corticoides devem ser evitados.

 

(Com informações da Organização Mundial de Saúde)

Comentários (0)