Dívidas de municípios com a Celtins superam R$ 1 milhão

De acordo com dados da Celtins, 81 prefeituras estão com as contas atrasadas. Destas três tem contas em atraso com mais de 60 dias. A empresa corta o fornecimento após o vencimento do reaviso de débit

Municípios estão em débito com a Celtins
Descrição: Municípios estão em débito com a Celtins Crédito: web

A crise que atinge cidades do Tocantins e os demais municípios brasileiros em função da queda da arrecadação e da diminuição dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) tem, por vezes, levado os prefeitos a deixar de pagar contas básicas como energia elétrica, por exemplo.

 

As dívidas vencidas das prefeituras do Tocantins com a Companhia de Energia Elétrica do Tocantins (Celtins) ultrapassam R$ 1 milhão. Os dados fazem parte de estatísticas da própria companhia as quais o Portal T1 Notícias teve acesso. Das 139 prefeituras do Estado, 81 estão em débito com a empresa.

 

Três municípios do Estado estão com contas atrasadas há mais de 60 dias. No restante dos casos – 78 prefeituras - as contas estão atrasadas há menos de 60 dias. Apenas 58 municípios estão com as contas em dias com a Celtins.

 

De acordo com a Companhia, a empresa faz a suspensão do fornecimento de energia após o vencimento do reaviso de débito.

 

A partir daí a empresa busca a renegociação dos débitos para o reestabelecimento dos serviços. As condições de negociação são estabelecidas de acordo com cada caso. 

 

A Celtins não divulgou o nome das empresas alegando restrições em função da Lei de Defesa do Consumidor.

 

Comentários (0)