Em encontro tenso, Sandoval garante asfalto e índios desistem de queimar torres

Governador se reuniu com líderes indígenas e se comprometeu a pavimentar trecho da TO 126 entre Tocantinópolis e Maurilândia até o limite da reserva indígena...

Compromisso de pavimentar trecho foi firmado
Descrição: Compromisso de pavimentar trecho foi firmado Crédito: ATN

O governador em exercício, Sandoval Cardoso (SDD) se comprometeu a pavimentar a TO 126 até o limite da reserva indígena, em reunião com os líderes das aldeias da reserva em Tocantinópolis, no Bico do Papagaio, na manhã deste sábado, dia 1º. As informações são de que o encontro com os manifestantes indígenas foi tenso, com muitas vaias e gritos.

Além de se comprometer a pavimentar o trecho reivindicado pelos indígenas e participantes de movimento popular, entre as cidades de Tocantinópolis e Maurilândia, o governador afirmou que vai se empenhar para conseguir o licenciamento junto a Fundação Nacional do Índio (Funai) e o Ibama para asfaltar a estrada.

O deputado estadual José Bonifácio (PR) que viajou para o local desde a ameaça dos índios de atear fogo nas torres de energia, disse que entrou em contato com a Funai e que o órgão emitiu um documento informando que havia recebido o pleito do governo para pavimentar a estrada dentro área da reserva indígena. "Eles acreditaram. A Funai mandou o documento afirmando que em até 30 dias analisariam o material, após mandarão uma equipe técnica para fazer a vistoria e depois realizarão uma audiência pública na aldeia", contou.

Mas, de acordo com o deputado, os indígenas estão pensando em se organizar em "comissão para ir até Brasília resolver tudo de uma vez", disse.  Os passos seguintes à audiência serão discutidos de acordo com o resultado do encontro. 

"O que o povo queria, o que os índios querem, o Governo anunciou. Foi explicado que o governador Siqueira Campos anunciou essa estrada e que ela não saiu pela questão burocrática da Funai e do Ibama, mais da Funai", declarou o deputado ao fazer uma crítica quanto os interesses da Funai: "acho que querem deixar os índios sem o progresso. A cultura está existindo e não deixará de existir, mas muitas coisas estão diferentes", afirmou José Bonifácio. O deputado informou que o movimento que interditou a TO 126 foi perdendo força. "A barreira acabou antes da reunião, os índios permaneceram, mas agora já acabou".

 

Entenda

Indígenas e moradores de Tocantinópolis, Maurilândia e povoados vizinhos formaram um movimento reivindicando a inclusão da pavimentação do trecho da TO 126 entre as referidas cidades, passando pela reserva indígena, em ordem de serviço assinada pelo governador Sandoval Cardoso, autorizando obra na mesma rodovia entre as cidades de Maurilândia e Itaguatins.

Eles fecharam a estrada com barreiras e os indígenas ameaçaram de atear fogo nas torres de energia elétrica que ficam às margens da rodovia.  Os indígenas haviam se comprometido a não atear fogo até a reunião com o governador.

 

Saiba mais:

 

Comentários (0)