Em greve há cinco dias, profissionais da Educação fazem ato na AL nesta 4ª

Os profissionais da educação realizam ato na Assembleia Legislativa nesta quarta-feira para chamar a atenção dos deputados para as demandas da categoria. Sintet afirma que 90% aderiram ao movimento

Educação está em greve há cinco dias
Descrição: Educação está em greve há cinco dias Crédito: Arquivo/Sintet

A greve dos professores e do quadro administrativo da Educação do Estado, deflagrada na última sexta-feira, 5, continua e na tarde desta quarta-feira, 10, a partir das 15 horas os grevistas vão fazer um ato em Palmas, em frente a Assembleia Legislativa (AL).

 

Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet), José Roque, o ato desta tarde tem o objetivo de chamar a atenção dos deputados estaduais para as demandas dos profissionais da Educação. “Vamos levar a nossa pauta de reivindicação aos deputados”, disse.

 

Na oportunidade o presidente ressaltou que a greve está ocorrendo dentro das expectativas do sindicato. “A maioria das escolas estão paradas e todas as escolas de grande porte aderiram à greve”, informou, ao lembrar que apesar da Secretaria de Educação (Seduc) informar que apenas 35% das escolas estão paradas, o Sintet reafirma que 90% aderiram ao movimento grevista.

 

De acordo com José Roque, apenas algumas escolas, as de pequeno porte, continuam com as atividades como é o caso das regionais de Tocantinópolis e Miracema, em que apenas seis escolas das 54 continuam as atividades. “Isso se dá tendo em vista que nessas escolas os professores são contratados”, relatou.

 

Entre as pautas de reivindicação da categoria está o pagamento da data-base integral na ordem de 8,34%, o pagamento retroativo das progressões de 2013 e 2014, além das de 2015. Os profissionais querem ainda a eleição de diretores de escola de forma democrática, ou seja, sem pré-seleção de candidatos.

Comentários (0)