Em Paris, Miranda assina memorando para que TO receba recursos para implantação

Na COP 21, governador assina Memorando de Compromisso que tem o intuito de fazer com que o Estado possa receber recursos para implantar um programa contra o desmatamento

Governador assina memorando na COP 21
Descrição: Governador assina memorando na COP 21 Crédito: Secom Tocantins

Nesta segunda-feira, 7, o governador Marcelo Miranda se reuniu com o presidente do Grupo China Green, Shawn Burns, em Paris, para assinatura de um Memorando de Compromisso que tem o intuito de fazer com que o Estado possa receber recursos para implantar um programa contra o desmatamento, onde os principais vetores são a produção de soja e pecuária, com foco nas comunidades rurais.

 

A reunião aconteceu na estrutura da Conferência do Clima, em Paris, e fez parte da programação oficial do evento. Com esta parceria, o Tocantins dá um importante passo para dimensionar seus ativos que poderão ser convertidos em investimentos em serviços ambientais.

 

Os estudos de viabilidade para desenvolvimento de projetos já foram realizados no Estado e contaram com as orientações do grupo China Green. O acordo firmado estabelece uma parceria público-privada com vistas a desenvolver também projetos de conservação ambiental, energias renováveis e alternativas de produção sustentável.

 

De acordo com o governador Marcelo Miranda, a parceria tem grande importância e é pioneira. “O Grupo China Green possui amplo conhecimento em quantificar carbono e experiência no gerenciamento de projetos em larga escala. Além disso, esta é uma parceria pioneira, visto que é a primeira vez que o grupo irá investir no bioma cerrado. Essas ações tendem a levar o Estado a conseguir a certificação que precisa pra acessar os recursos disponíveis", disse.

 

Para ele, o mais importante é que o Estado caminha fortemente para concretizar o velho sonho de conseguir esses recursos para que principalmente os pequenos e médios produtores possam ser beneficiados.

 

Na ocasião, Shawn Burns explicou que os especialistas acreditam que será necessário um bilhão de dólares por ano para investir em sustentabilidade e 80% desse dinheiro virá da iniciativa privada. Para ele, o modelo de parceria a ser construído no Tocantins pode ser referência nacional e internacional e tem potencial para atrair investidores privados na busca de um equilíbrio entre o avanço da agricultura no cerrado e a proteção ambiental.

 

Presente também na cerimônia de assinatura do memorando, o advogado e especialista em legislação ambiental, Ludovino Lopes, explanou sobre a importância do acordo. “No Brasil é uma arte conseguir efetivar uma parceria público privada. Mas no Tocantins, o papel tem de ser o de juntar os ativos ambientais, dar valor e incluir a pessoa, o cidadão, no desenvolvimento”, disse.

 

Já a secretaria de Meio Ambiente, Meire Carreira explicou que uma comissão será formada para dar prosseguimento ao trabalho e, muito em breve, apresentar propostas até de uma legislação específica que regule esse tipo de investimento ambiental. Para ela, um dos ganhos da participação no Brasil na COP pode ser a obtenção de recursos pra estender o Cadastro Ambiental Rural a quase totalidade dos municípios tocantinenses.

 

O grupo China Green trabalha no combate às mudanças climáticas, desenvolvendo projetos na área de proteção ambiental e produção sustentável.

 

Presentes

Além dos citados acima, participaram também da cerimônia de assinatura do Memorando de Compromisso a vice-governadora Claudia Lelis, a primeira-dama do Estado e deputada federal, Dulce Miranda, o secretário de Comunicação Social, Rogério Silva e o senador Donizete Nogueira.

Comentários (0)