Entidades promovem ação voltada ao aumento do consumo de peixes no Estado

A Semana do Peixe está sendo promovida pelo Ministério da Pesca, Embrapa, Seagro e Abrasel. Dentre as ações estão palestras, capacitação de psicultores e o Festival Gastronômico do Pescado, em Palmas

Ação pretende estimular aumento do consumo
Descrição: Ação pretende estimular aumento do consumo Crédito: Divulgação

A 11ª edição da semana do peixe, que teve início na última segunda-feira, 1º, está sendo desenvolvida de forma simultânea em vários municípios, com o propósito de estimular o aumento do consumo de pescado no Estado. De acordo com dados do IBGE, no Tocantins são consumidos ao ano cerca de 10 mil toneladas de peixes.

 

A Semana do Peixe está sendo promovida pelo Ministério da Pesca, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro) e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

 

A programação, que vai até o próximo dia 14, está distribuída em todo Estado, com palestras, blitz educativa, capacitação de produtores de pescado, degustação em colônias de pescadores e a realização do Festival Gastronômico do Pescado, em diversos restaurantes de Palmas, previsto para os dias 11 a 14, promovido pela Abrasel.

 

De acordo com a Embrapa, o Tocantins tem potencial para aumentar ainda mais a produção e o consumo de pescado, principalmente com a implantação dos parques aquícolas, que permitirão a comercialização, por parte dos produtores, com preços mais competitivos.

 

Uma das medidas da Embrapa, durante a Semana do Pescado, é a capacitação de piscicultores para o manejo dos tanques redes e a produção em cativeiro, os financiamentos disponíveis principalmente pela Caixa Econômica Federal, e ainda, as formas de corte e aproveitamento de peixes.

 

A Abrasel está cadastrando bares e restaurantes para o Festival do Pescado em Palmas, que nesta edição terão pratos feitos a base de espécies de peixes comuns nos lagos e rios do Tocantins.

 

 

 

Comentários (0)