Escola de madeira no Tocantins é eleita a melhor construção do mundo em Prêmio

A "Aldeia das Crianças", foi projetada por Marcelo Rosenbaum e pelo grupo Aleph Zero. A escola concorria ao Prêmio Internacional RIBA 2018 com outras 20 construções, de 16 países.

A preocupação foi manter o ambiente fresco no calor do Norte do Brasil
Descrição: A preocupação foi manter o ambiente fresco no calor do Norte do Brasil Crédito: Divulgação

O projeto “Aldeia das Crianças”, dos escritórios brasileiros Aleph Zero e Rosenbaum, venceu o Prêmio Internacional RIBA 2018, um dos prêmios de arquitetura mais rigorosamente avaliados no mundo. A escola fica localizada na Fazenda Canuanã, em Formoso do Araguaia, a 327 km de Palmas. A premiação ocorreu nesta terça-feira, 20. Entre os finalistas ficaram um centro universitário em Budapeste, uma escola de música no subúrbio de Tóquio e um conjunto de prédios em Milão, na Itália.

 

A instituição é mantida pela Fundação Bradesco e atende cerca de 800 alunos, servindo de internato para muitos deles. Por esse motivo a escola foi projetada com 45 dormitórios divididos em uma ala masculina e outra feminina, a fim de acomodar os alunos da melhor forma possível.

 

Além das salas de aula e dormitórios, o local também possui espaços de convívio como sala de TV, espaço para leitura, pátios, varandas, rendário, salas de diversão, jardins, refeitório e um pequeno hospital.  Tudo projetado a partir de conversas e visitas às famílias dos estudantes. A ideia era tornar o espaço um ambiente com valor de lar, para que as crianças se sentissem em suas próprias casas.

 

A concepção do projeto se deu a partir de um resgate cultural, com técnicas de construção local, valorizando a beleza indígena. Para o júri, o projeto exemplifica a excelência em design e a ambição arquitetônica, além de oferecer um impacto social significativo. Em fevereiro o projeto “Aldeia das Crianças” também recebeu o prêmio Melhor Edifício de Arquitetura Educacional, da Building of the Year 2018.

Comentários (0)