Especialistas debatem transparência na gestão do SUS, em congresso em Palmas

Os eventos ocorrerão no Centro de Convenções Parque do Povo, com abertura às 19h30min, mas as atividades começam na manhã de segunda-feira, 18, com o credenciamento de participantes e oficinas

Palmas sedia congresso sobre saúde
Descrição: Palmas sedia congresso sobre saúde Crédito: Foto: Divulgação

Chikungunya, zika vírus, dengue e organização do cuidado na atenção hospitalar, são alguns dos temas que estarão na pauta do 4° Congresso Norte e Nordeste das Secretarias Municipais de Saúde e do 2° Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins, que acontecerão em Palmas, de 18 a 20 deste mês.

 

Os eventos ocorrerão no Centro de Convenções Parque do Povo, com abertura às 19h30min, mas as atividades começam na manhã de segunda-feira, 18, com o credenciamento de participantes e oficinas (ver programação). Gestores municipais de saúde dos 15 estados das regiões Norte e Nordeste confirmaram presença.

 

Com o tema  Transparência na gestão do SUS e as especificidades nas regiões Norte e Nordeste, a iniciativa é do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins( Cosems/TO), em parceria com o Ministério da Saúde (MS), Organização Pan Americana da Saúde (Opas), Conselho Nacional de Secretarias de Saúde(Conasems), governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), prefeitura de Palmas e apoio dos conselhos de secretarias municipais do Norte e Nordeste, entre outras instituições vinculadas à saúde. 

 

Temas relevantes serão abordados nos três dias em 15 oficinas, ministradas por especialistas em políticas públicas de saúde das instituições parceiras e apoiadoras dos congressos. As inscrições para participar das atividades podem ser feitas online no hot site do congresso: www.4congressonortenordeste.com.br.

 

Para o presidente do Cosems/TO, Vânio Rodrigues de Souza, o congresso “representa um esforço coletivo no sentido de contribuir para o fortalecimento da gestão do SUS, bem como se posicionar enquanto regiões Norte e Nordeste sobre as políticas públicas de saúde”, destaca. Durante o evento será elaborada a “Carta de Palmas” que será apresentada ao público no encerramento dos eventos.

 

Mostras

Durante o Congresso acontecerão também a II Mostra Norte e Nordeste de Experiências na Atenção Básica: As Especificidades nas Regiões Norte e Nordeste, e II Mostra de Experiências Municipais de Saúde do Tocantins: A vigilância em Saúde no Tocantins. As duas atividades têm o objetivo de difundir trabalhos desenvolvidos por profissionais e gestores de saúde. As melhores experiências serão premiadas com o troféu.

 

Público-alvo

O 4º Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde tem como público-alvo, gestores municipais de saúde, técnicos da gestão municipal, bem como profissionais técnicos e administrativos da área da saúde e comunidades científicas e acadêmicas.

 

 

 

 

 

 

Comentários (0)