Estados Unidos vão as urnas para escolher novo presidente

Dixville Notch (New Hampshire) iniciou votação no 1º minuto desta terça (6).

Eleitores votam nesta terça
Descrição: Eleitores votam nesta terça Crédito: web

Eleitores do estado norte-americano de Vermont começaram, às 5h (horário local; 8h no horário brasileiro de verão) a votar no próximo presidente dos Estados Unidos. Nas próximas horas, as urnas de todos os estados serão abertas, em uma maratona que vai até as 3h de quarta-feira (7) no horário de Brasília.

 

Os dois principais concorrentes ao posto, o atual presidente, o democrata Barack Obama, e seu adversário republicano, Mitt Romney, terão dias bem diferentes. Obama – que já votou antecipadamente em Chicago 12 dias antes da eleição - reservou um espaço em sua agenda para jogar basquete, uma de suas atividades favoritas que virou um "ritual" para o líder nos dias de eleições.

 

O presidente passará o dia em Chicago. Sua campanha programou um evento durante a noite, no McCormick Place, onde Obama acompanhará os resultados e comemorará caso seja eleito.

 

Já Romney votará com sua mulher, Ann, às 8h35 locais (11h35 do horário brasileiro de verão) em Belmont, Massachusetts, pequena cidade de 24 mil habitantes onde o casal se instalou em 1971. Depois, o candidato republicano ainda deve visitar os estados-chave da Pensilvânia e de Ohio. Durante a noite, o casal acompanhará a apuração em um centro de convenções ao sul de Boston, ao lado do candidato a vice na chapa, Paul Ryan.

 

A campanha no dia da votação é um esforço final de Romney para tentar reverter sua situação. Obama liderou grande parte das pesquisas até o primeiro debate entre os candidatos, do qual o republicano saiu vitorioso e se recuperou. Desde então, as sondagens em âmbito nacional apontam os dois candidatos como tecnicamente empatados nas intenções de voto. Entretanto, considerando estado por estado, a situação muda.

 

Isso porque, como a eleição é indireta, o resultado em cada estado é o que importa. Ao votarem em um candidato, a população está na verdade escolhendo um colégio eleitoral dentro de seu estado, composto por delegados, que só então elegerá o presidente. Em todo o país, o colégio eleitoral reúne 538 delegados, de 50 estados e do distrito de Columbia, onde fica a capital Washington.

 

A distribuição é feita com base no censo populacional. Para vencer a disputa, o candidato à presidência precisa ter o voto de 270 delegados no país.

 

A polarização entre apenas dois partidos faz com que existam nos Estados Unidos regiões tradicionalmente democratas e outras republicanas, que não costumam gerar muita dor de cabeça aos candidatos. Nos chamados "swing states", no entanto, o resultado é imprevisível, e a vitória nessas regiões costuma decidir quem ficará na Casa Branca pelos próximos quatro anos.

 

Por isso, os esforços dos últimos dias foram concentrados nestes estados – Florida, Pensilvânia, Ohio e Colorado, por exemplo. Para analistas, Obama precisa da Pensilvânia e de Ohio para conseguir ganhar com uma certa folga. Já Romney terá suas chances muito reduzidas caso perca a Flórida para o democrata. (G1)

Comentários (0)