Estiagem preocupa população e gestores; Claudia Lelis recebe comunidade do Norte

Com dificuldades no abastecimento de água desde 2006, representantes do povoado de Morro Grande estiveram com o governo solicitando a melhoria no abastecimento. Estiagem também traz problemas.

Claudia Lelis recebe moradores de povoado
Descrição: Claudia Lelis recebe moradores de povoado Crédito: Manoel Lima/Secom

O presidente da ATS informou aos moradores do povoado que na próxima semana um engenheiro da agência irá até a cidade para realizar um levantamento sobre a falta de água no povoado, além de verificar a situação do poço artesiano que existe e a qualidade da água consumida. 

 

“Estamos trabalhando em diversos municípios do Tocantins com ampliação da rede de distribuição de água, reforma das Estações de Tratamento de Água [ETAs], e a manutenção dos poços artesianos e tenham certeza que vamos unir esforços para resolver o problema desse povoado”, afirmou Eder Fernandes.

 

A vice-governadora lembrou que o diálogo com a população e a construção coletiva é uma marca do governo Marcelo Miranda. “Vamos trabalhar para que essa situação do povoado de Morro Grande seja solucionada o mais rápido possível. Além disso, o Governo do Estado está realizando um diagnóstico completo das necessidades das estruturas dos equipamentos nos sistemas de abastecimento de água nos 80 municípios atendidos pela ATS o que irá nortear a reforma que deverá ser finalizada ainda este ano para a melhoria do fornecimento de água aos municípios”, explicou. 

 

Estiagem

Com o fim das chuvas as reservas hídricas podem ser prejudicadas e neste sentido a Defesa Civil realizou reuniões com os prefeitos de 27 municípios para alertar sobre a estiagem.

 

Em junho, técnicos da Defesa Civil junto a Agência Tocantinense de Saneamento, deram inicio às visitas técnicas realizando levantamentos "in loco" dos problemas daquela população ocasionados pela estiagem.

 

100 dias sem água

Em Chapada da Natividade a população está há 100 dias vivendo do abastecimento feito por um carro-pipa, três vezes por semana, que em cada viagem leva aos moradores 30 mil litros. A água está sendo captada no Colégio Agrícola de Natividade, mas só até o início de agosto, quando as aulas serão retomadas. Segundo o prefeito Djalma Carneiro, a Agência Tocantinense de Saneamento chegou a abrir dois poços na cidade, mas não foram suficientes para atender a demanda. O presidente da ATS, Eder Fernandes, garantiu que a solução para a falta de água na cidade vai chegar até o início de agosto com a instalação de uma bomba em um dos poços.

 

No ultimo dia 16, o Governador do estado, Marcelo Miranda e o Coordenador Estadual de Defesa Civil, Tenente Coronel Peterson Queiroz de Ornelas, se reuniram para discutirem a necessidade de decretar Situação de Emergência devido à estiagem prolongada depois de comprovar que a população rural está sofrendo pela falta de água, além do comprometimento da agricultura e pecuária. Apoio junto ao exercito também foi solicitado para realização da distribuição de água por meio de carro-pipa na região.

 

(Matéria atualizada às 12h24)

Comentários (0)