Fiéis católicos comemoram Dia da Padroeira do Tocantins nesta 2ª

Em Natividade, a cerca de 200 km de Palmas, fiéis católicos comemoram Dia de Nossa Senhora da Natividade, Padroeira do Tocantins.

Igreja Matriz de Natividade
Descrição: Igreja Matriz de Natividade Crédito: Da Web

Nesta segunda-feira, 8, é comemorado do Dia da Padroeira do Estado, Nossa Senhora da Natividade. A festa, tradicionalmente católica, acontece na Igreja Matriz da cidade de Natividade, localizada a cerca de 200 km de Palmas. Em razão das comemorações, na data, é decretado feriado estadual no Tocantins. A forte devoção à santa, à história da sua imagem e às comemorações realizadas há centenas de anos, motivaram a eleição da santa como Padroeira do Tocantins.

 

Durante as comemorações são celebradas missas e, em especial, missa solene no dia dedicado à padroeira. Durante os festejos, que acontecem entre os dias 30 de agosto e 8 de setembro, são realizadas novenas e montadas barracas para quermesses e leilões. A festa reúne milhares de fieis todos os anos.

 

História

A imagem de Nossa Senhora da Natividade foi trazida pelos jesuítas para o norte da província de Goiás, em 1735. Foi a primeira a entrar nessa região, em embarcações pelo Rio Tocantins, depois nos ombros dos escravos até o pé da serra onde se erguia o povoado denominado de Vila de Nossa Senhora da Natividade, Mãe de Deus, mais tarde São Luiz e depois Natividade. Essa imagem é a mesma, venerada, ainda hoje, na Igreja Matriz.

 

Com a criação do Estado do Tocantins, a população de Natividade, junto com o clero tocantinense e o recém-criado Conselho de Cultura, desenvolveu campanha para tornar a já venerada Nossa Senhora da Natividade em padroeira do Estado.

 

Dom Celso Pereira de Almeida, bispo diocesano de Porto Nacional, envia, em março de 1992, solicitação ao papa João Paulo II, expressando o desejo dos devotos de Nossa Senhora de vê-la consagrada padroeira do seu novo Estado.

 

A solicitação foi aceita pelo Vaticano e, em 15 de agosto de 1992, Dom Celso oficializa, durante a Romaria do Bonfim, em Natividade, Nossa Senhora da Natividade padroeira principal do Tocantins.

 

(Com informações Governo Estadual) 

 

Comentários (0)