Fieto premia jornalistas e faz homenagem a Poliana Reis e Salomão Wenceslau

Vencedores do Prêmio Fieto de Jornalismo foram conhecidos e premiados com um total de 26 mil reais em cerimônia realizada na noite desta terça, 19, em Palmas.

Premiados da noite
Descrição: Premiados da noite Crédito: Fieto

Os 20 anos de parceria da indústria e do Sistema FIETO em prol do Tocantins, tema do Prêmio FIETO de Jornalismo, foi retratado nos 32 trabalhos inscritos em quatro categorias (Jornalismo Impresso, Webjornalismo, Telejornalismo e Radiojornalismo). Os vencedores foram conhecidos e premiados com um total de 26 mil reais em cerimônia realizada na noite desta terça, 19, em Palmas. Os veículos de comunicação premiados foram o Jornal do Tocantins, G1 Tocantins, Tv Anhanguera, Rádio O Jornal e CBN Tocantins.

Realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Tocantins, o Prêmio concedeu R$ 5 mil para o primeiro colocado de cada categoria e R$ 1 mil e quinhentos reais para o 2° lugar. A cerimônia reuniu profissionais de diversos veículos do Estado e foi marcada pelas premiações e homenagens aos jornalistas tocantinenses Poliana Reis e Salomão Wenceslau, ambos falecidos em 2013.

Com um discurso descontraído, o presidente da FIETO, Roberto Pires, falou da importância do trabalho do jornalista que vai desde a evidência de uma boa ação à importante contribuição para a mudança social.  “O que seria do Brasil sem o jornalismo? Infelizmente nós vivemos em um país estritamente desigual. É um abismo cuja única ponte é o jornalismo. São vocês que dão voz ao excluído, são vocês que jogam a lanterna onde a coisa tá tão suja que, muitas vezes, ninguém vê. E são vocês que muitas vezes fiscalizam quem deveria fiscalizar, mas por algum motivo, não cumpre com o seu papel”, disse.

Como forma de homenagem, o jornalista Tião Pinheiro, editor chefe do Jornal do Tocantins, recebeu o troféu Parceiro da Indústria em reconhecimento à contribuição do veículo em pautas relacionadas ao desenvolvimento industrial, como explicou a gerente de Comunicação da FIETO, Cláudia Nasser.

Os trabalhos foram avaliados sob os critérios Adequação ao tema, Qualidade editorial, Qualidade do áudio, Criatividade e inovação e Serviços e Pesquisas de interesse do público alvo. A Comissão Julgadora foi formada pelos profissionais de comunicação do jornalismo tocantinense Lailton Costa, Graziela Guardiola, Marcelo Silva, Socorro Loureiro e Júnior Veras. Os trabalhos de Jornalismo Impresso foram avaliados sob quatro critérios, uma vez que Qualidade do áudio não se aplica a esta categoria.

Cada critério recebeu pontuação de 1 a 5, na qual 1 indicava o não atendimento do critério e 5 o total atendimento. O Prêmio é uma realização da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins - FIETO e conta com a parceria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Tocantins - SINDJOR/TO.

Confira os profissionais e veículos premiados:

- Jornalismo Impresso

1º lugar – 79 pontos: Mariana Reis Mendes – Jornal do Tocantins

2º lugar – 77,5 pontos: Rodrigo Correia Alves Gomes - Jornal do Tocantins

 

- Webjornalismo

1º lugar – 64 pontos: Jesana Pereira de Jesus – G1 Tocantins

2º lugar – 63,25 pontos: Elisângela Pereira de Farias – G1 Tocantins

 

- Telejornalismo

1º lugar – 107 pontos: Lucas Ferreira – Tv Anhanguera (Araguaína)

2º lugar - 99,5 pontos: Leandro Santiago Garcia – Tv Anhanguera

 

- Radiojornalismo

1º lugar – 79 pontos: Gisele França de Carvalho – Rádio O Jornal

2º lugar – 64 pontos: Jorge da Costa Valeriano – Rádio CBN Tocantins

 

 

Comentários (0)