Focando na solução da crise fiscal, Tocantins abre Fórum com secretários de 9 estados

Ao final do dia será elabora a Carta de Palmas, em que serão colocadas as intenções e ações para o próximo semestre. O documento será validado com a assinatura dos nove governadores.

Crédito: T1 Notícias

Com a presença de secretários dos nove estados que compõem a Amazônia Legal, teve início nesta quinta-feira, 1º, no Instituto do Tribunal de Contas, o 18º Fórum de Governadores da Amazônia Legal. A chegada dos governadores dos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Roraima, Pará e Rondônia está prevista para acontecer ao longo do dia.

 

Durante toda esta quinta-feira, os secretários se reúnem em câmaras setoriais para debater e elaborar o plano de ação para o 2º semestre de 2019. As câmaras são dividas em seis eixos temáticos: Gestão Fiscal e Tributária; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Comunicação; Segurança Pública; Educação e Saúde. Representam o Tocantins nos debates os respectivos agentes: Marcia Mantovani, Renato Jayme, Sebastião de Melo, Cristiano Sampaio, Adriana Aguiar e Luiz Tolini. 

 

O secretário-chefe da Casa Civil do Tocantins, Rolf Vidal, que é membro titular do Conselho de Administração do Consórcio formado pelos Estados da Amazônia Legal, comentou que um dos objetivos do Estado no Fórum, é encontrar soluções para a crise fiscal. “A expectativa do Tocantins nesta reunião está alinhada com a agenda do Governador Mauro Carlesse que é avançar na prospecção de projetos de captação de recursos para o Estado; tendo em vista que a crise fiscal é o que motivou a maioria dos estados a buscarem o modelo de consórcio”, informou.

 

Ainda segundo Vidal, a formação do Consórcio melhora a captação de recursos e a redução de insumos a partir de compras compartilhadas. "Nós temos resultados a nível de país em que na compra compartilhada existe a redução de mais de 30% do valor de medicamentos e insumos". 

 

Carta de Palmas

 

Ao final do dia será elabora a Carta de Palmas, em que serão colocadas as intenções e ações para o próximo semestre. De acordo com Vidal, o documento é um norteador para os Estados no que diz respeito a busca por soluções criativas para os problemas locais e será validada com a assinatura dos governadores dos nove estados, que acontece na sexta-feira, 2. 

 

O Consórcio

 

O Consórcio criado em março pelos nove governadores dos estados da região da Amazônia Legal, tem o objetivo de juntar as forças dos estados para atrair empresas e desenvolvimento para a região.  A região da Amazônia Legal é a área que engloba os estados banhados pela bacia do rio Amazonas e com presença da floresta amazônica. Além dos estados do Norte, a Amazônia Legal inclui ainda o Mato Grosso e o Maranhão.

Comentários (0)