Governador do TO defende que Brasil conceda asilo político a Edward Snowden

Para Siqueira Campos, Snowden prestou um excelente serviço à democracia e à defesa da soberania dos Estados ao denunciar em todo o planeta a extensão da espionagem dos EUA...

Edward Snowden
Descrição: Edward Snowden Crédito: Da Web

O Governador Siqueira Campos juntou-se à Comissão de Relações Exteriores do Senado, que aprovou moção de apoio para que a presidenta Dilma Rousseff conceda asilo político ao americano Edward Snowden. Para o governador o ex-funcionário da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA, em inglês) prestou um excelente serviço à democracia e à defesa da soberania dos Estados ao denunciar em todo o planeta a extensão da espionagem dos Estados Unidos da América sobre as comunicações telefônicas e de dados de outros países.

O governador defendeu que o Brasil deve se juntar aos países democráticos que estão dispostos a conceder asilo político ao americano. “Ao tornar clara a ação dos EUA, Snowden presta grande contribuição para a democratização das estruturas de segurança e de inteligência em todo o mundo. Hoje a presença da informática é imprescindível em todos os níveis, mas é preciso preservar as liberdades individuais, os segredos de estado e das empresas privadas”.

 

Entenda

Edward Joseph Snowden é um ex-analista de inteligência americano que tornou públicos detalhes de várias programas altamente confidenciais de vigilância eletrônica dos governos de Estados Unidos e da Inglaterra. Ele era um colaborador terceirizado da NSA e trabalhou também na Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos, a CIA.

A revelação deu-se através do jornal inglês The Guardian e do americano The Washington Post, dando detalhes da vigilância de comunicações e tráfego de informações executada pelos Estados Unidos. Em reação às revelações, o governo dos Estados Unidos acusou Snowden de roubo de propriedade do governo, comunicação não autorizada de informações de defesa nacional e comunicação intencional de informações classificadas como de inteligência para pessoa não autorizada. Edward Snowden está asilado atualmente na Rússia. Ele escreveu uma carta em que diz que aceitaria ficar asilado no Brasil.

Comentários (0)