Governo diz ao Sisepe que dívidas consomem recursos que manteriam pagamentos em dia

Carlesse afirmou que quer pagar todas as dívidas que envolvem os servidores públicos, como Brasilcard, consignados, contribuição previdenciária, retroativos das datas-bases e das progressões, e outras

Carlesse e Cleiron Pinheiro debatem pauta dos servidores
Descrição: Carlesse e Cleiron Pinheiro debatem pauta dos servidores Crédito: Divulgação/Sisepe

O governador Mauro Carlesse e o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos no Tocantins (Sisepe-TO), Cleiton Pinheiro, se reuniram ontem, 26, no Palácio Araguaia, para debater pauta com mais de 30 itens, reivindicações de melhorias e resoluções de pendências da gestão estadual com os servidores públicos. Ao sindicato, Carlesse afirmou que quer pagar todas as dívidas que envolvem os servidores públicos, como Brasilcard, consignados, contribuição previdenciária, retroativos das datas-bases e das progressões, os 25%, URV. Contudo, o gestor afirmou que hoje não teria recursos para quitar todos esses débitos.

 

O governador pontuou, na reunião, que existe um planejamento de pagamento das dívidas originadas na gestão anterior, do ex-governador Marcelo Miranda, e que isso está gerando falta de recursos com fluxo de caixa para manter os pagamentos em dia atualmente. Sobre o assunto, p presidente do Sisepe ressaltou que os servidores públicos “não podem continuar vivendo essa insegurança quanto aos atrasos dos repasses ao Igeprev (contribuição previdenciária) e aos bancos (consignados e Brasilcard), além dos seus direitos não serem pagos nas datas previstas em leis”, informou Cleiton Pinheiro.

 

O presidente do Sisepe também solicitou ao governador que crie o Fundo Reserva para garantir o pagamento das progressões dos servidores públicos nas datas de aptidão; faça a revisão dos valores das diárias, defasadas desde 2008; institua o pagamento a todos os servidores para o dia 1º de cada mês; e garanta o bom funcionamento do Plansaúde, com ampliação para os estados de Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Pará, Piauí e Distrito Federal, além de criar um Conselho Administrativo paritário para gerir o plano.

 

O Sindicato também solicitou que o governo envie projetos de leis à Assembleia Legislativa, que torne definitiva a jornada de trabalho de 6 horas diárias, que garanta a implantação dos 25%, e a negociação do pagamento dos retroativos. Conforme o Sisepe, o governador garantiu que será feita uma agenda, durante o próximo ano, para buscar uma forma de implementar os direitos dos servidores públicos que já estão previstos em lei.

Comentários (0)