Governo do Estado homenageia servidoras no Dia Internacional da Mulher

Uma agenda de homenagens e eventos realizados pelos diversos órgãos do governo marca o Dia dedicado às mulheres

Servidores públicas são homenageadas no Palácio
Descrição: Servidores públicas são homenageadas no Palácio Crédito: Washington Luiz

Pelas lentes da jornalista Maria José (Zezinha) Carvalho, a história do Tocantins está sendo contada. Pela atuação da enfermeira Perciliana Bezerra, endemias e ações coordenadas de combate a doenças no Estado recebem celeridade e empenho nas políticas públicas de atendimento. Pelo olhar altruísta da assistente social Olga Lopes, programas sociais de atendimento às mulheres tocantinenses são desenvolvidos com qualidade. Neste Dia Internacional da Mulher, o Governo do Estado homenageia todas as servidoras que com muita dedicação, empenho e responsabilidade, contribuem para o fortalecimento das políticas públicas no Tocantins.

 

Para a enfermeira Perciliana Bezerra, que há 27 anos atua na promoção da saúde da população do Estado, os avanços na promoção da vida foram identificados ao longo do tempo. “Comecei atuando no Programa Saúde da Família no interior, depois me mudei para Palmas. Trabalhei também na vigilância epidemiológica e em outras ações de Saúde”, afirmou. Já a assistente social Olga Lopes, que por quatro anos atuou no Projeto São Francisco no sertão nordestino, muito da luta das mulheres tocantinenses se iguala à vivência da mulher nordestina. “Nosso povo é muito parecido com os costumes e cultura, principalmente os moradores do sudeste tocantinense. Isso facilita o nosso trabalho porque se assemelha ao que realizei no nordeste”, afirmou. Já a jornalista Zezinha Carvalho, durante 26 anos a história do Tocantins passou pelo seu olhar de fotógrafa. “Cheguei ao Tocantins muito jovem. Teve época da minha vida em que trabalhava os três turnos e ainda estudava”, afirmou.

 

Celebrações

 

Em todas as secretarias e órgãos estaduais, o dia é de homenagens. As peculiaridades, o pioneirismo e as histórias de luta das mulheres tocantinenses estão sendo destacados em vídeos produzidos e divulgados pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Comunicação Social (Secom), como ação das comemorações referentes ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março. A campanha traz como tema Mulheres de fibra. A força delas inspira um Tocantins melhor a cada dia, e mostra o depoimento, narrando trajetórias de sucesso.

 

Saúde

 

Com o tema Saúde da Mulher no Tocantins: Apresentando Experiências Exitosas, o Governo do Estado realizou, no auditório do Palácio Araguaia, um evento em homenagem às mulheres Tocantinenses. Na ocasião foram apresentadas as ações e estratégias de promoção da saúde e do bem-estar das mulheres, idosas, adultas, adolescentes, crianças e suas famílias, buscando a redução da mortalidade materna e infantil no território tocantinense.

 

Cidadania

 

Na Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), após homenagens realizadas na quarta-feira, 7, as mulheres receberam como consideração, um dia de folga prêmio nesta sexta-feira, 9, e todos os serviços da pasta serão executados pelos servidores homens. “Nós mulheres vencemos muitas lutas ao longo dos séculos, conquistamos muitos direitos, mas temos muito a conquistar ainda. A união faz a força e, nesta data, temos sim que comemorar as conquistas e reafirmar nosso papel na sociedade”, disse Maria Ferreira, diretora de Administração e Finanças da secretaria.

 

Homenagens

 

Na Polícia Militar (PM), foi realizada uma homenagem pelo Dia Internacional da Mulher para funcionárias civis e policiais militares femininas do 1º Batalhão da PM em Palmas. Nesta sexta-feira, 9, A PMTO, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar (CBMTO) e Fundação Pró-Tocantins, realiza uma programação especial para o Dia das Mulheres no auditório do Quartel do Comando Geral (QCG) da PM, a partir das 8h30. Na Secretaria de Estado da Educação (Seduc), ocorre nesta quinta-feira,8, entrega de cartões, apresentações musicais, demonstrações e sorteios de produtos de beleza. Na Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) também ocorre distribuições de brindes para as servidoras e no Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) foram realizadas oficinas práticas, exposição de filmes e uma confraternização em homenagem às servidoras.

 

Já a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), está apoiando os eventos Show Os Nortistas – com Genésio Tocantins, Núbia Dourado e Braguinha Barroso que ocorre nesta quinta-feira, 8, às 20 horas, no Teatro de Bolso do Memorial Coluna Prestes, na Praça dos Girassóis e o Festival Palmas para Elas – uma realização do Palmas Convention & Visitors Bureau Tocantins.

 

O evento ocorrerá no Memorial Coluna Prestes e entorno, de 16 a 24 de março, com programação diversificada, que abrange o universo feminino em suas diversas nuances. A Seden apoia o Festival tendo em vista que o projeto engloba atividades diretamente ligadas à atuação da pasta, como o empreendedorismo, o estímulo aos negócios já existentes e a novas iniciativas empreendedoras; atividades culturais e voltadas para a economia criativa, fortalecimento da atividade turística, dentre outros, sempre com foco na valorização das mulheres.

Comentários (0)