Governo do Tocantins capacita trabalhadores rurais e fomenta produção no campo

Mulheres recebem capacitação
Descrição: Mulheres recebem capacitação Crédito: Divulgação

Como forma de fomentar os pequenos negócios no campo, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) oferece 55 cursos de capacitação em todos os 139 municípios tocantinenses. De janeiro a maio desse ano, cerca de 290 agricultores familiares já foram capacitados em 

29 cursos da área social, tais como artesanato, panificação, processamento artesanal de frutas e verduras, dentre outros. Na área técnica são mais 26 cursos, como culturas anuais, recuperação de pastagens, nutrição animal e outros. “Os cursos da área social servem principalmente para que os jovens e mulheres aprendam uma atividade para geração de renda extra. Já os cursos técnicos visam melhorar a produtividade e incentivar o empreendedorismo rural”, explica a técnica operacional do Ruraltins, Hermina Martins.

 

O objetivo primordial dos cursos é procurar a diversificação de atividades para que as famílias sejam fixadas no campo, evitando o êxodo rural. “A gente procura avaliar as necessidades da região para oferecer os cursos que mais se adequam à realidade do local. Assim, eles podem enxergar oportunidades de geração de renda”, completa Hermina.

 

Participante do curso de processamento artesanal de frutas, Maria Adália da Silva, produtora de Rio Sono, aproveita as frutas em excesso na região como mamão, manga, caju e acerola para a produção de compotas, licor, doces e polpas. “No meu caso, é o sustento principal da família. Temos produto o ano inteiro. Até tivemos que comprar um freezer maior para armazenar as polpas aqui no centro de processamento”, ressalta.

 

Mais informações sobre o cronograma dos cursos podem ser acessadas no site www.ruraltins.to.gov.br ou pelos telefones 3218-3111 / 3218-3112.

 

Feiras

Os produtos desenvolvidos nos cursos são comercializados em feiras de agricultura familiar em todo o Estado. Os agricultores também expõem na Feira Agrotecnológica do Tocantins (Agrotins) e no final do evento organizam a feira de troca solidária onde partilham o que não foi vendido entre si. Além disso, os produtos podem ser adquiridos por órgãos públicos por meio do PAA – Programa de Aquisição de Alimentos (Compra Direta). Os produtos servem principalmente para alimentação escolar. 

 

 

Comentários (0)