Governo emite ao Sintras proposta para pagar direitos dos servidores da saúde

Conforme documento a primeira ação concreta do Estado, para continuar com o cumprimento do acordo e atendendo as outras exigências da categoria, será feita ainda neste mês seguindo um cronograma

Reunião foi realizada nesta 4ª
Descrição: Reunião foi realizada nesta 4ª Crédito: Foto: Ascom

Após decisão pelo movimento paredista dos servidores da saúde em Assembleia Geral e a diretoria do Sintras cobrar o pagamento dos direitos dos servidores da saúde em reunião nesta terça-feira, 17, e nesta quarta-feira, 18, Governo entrega hoje à presidência do sindicato uma proposta sobre as reivindicações da categoria.

 

Conforme documento a primeira ação concreta do Estado, para continuar com o cumprimento do acordo e atendendo as outras exigências da categoria, será feita ainda neste mês seguindo um cronograma de pagamentos.

 

Adicional noturno

Das três parcelas atrasadas do adicional noturno referente aos meses de agosto, setembro e outubro, a primeira será paga nesta sexta-feira, 20, e as outras duas o pagamento será realizado no dia 30 deste mês.

 

Também pela proposta será regularizado os adicionais noturnos do mês na folha de novembro que será paga no dia 11 de dezembro. Com isso Estado atualizará o pagamento desse adicional noturno.

 

Gratificações

Sobre as gratificações o Estado se compromete a pagar um mês dos valores atrasados juntamente com salário do mês de novembro pago dia 11 do próximo mês. Em relação aos demais valores o Governo pagará mensalmente conforme disponibilidade financeira do Estado.

 

Plantões Extras

Segundo o Governo os pagamentos estão sendo feito, e autorizado à inclusão na folha de novembro o valor devido da referência 9. Portanto dia 11 de dezembro os plantonistas receberão os devidos valores.

 

Publicação

Na ocasião o secretário Geferson Barros assinou a portaria, diante da diretoria do sindicato, a publicação de 509 nomes de servidores que alcançaram a progressão após conclusão do estágio probatório até dezembro de 2014.

 

Conforme o secretário o documento será enviado ainda hoje para a secretaria de saúde para assinatura do gestor da pasta e a relação será publicada no diário oficial do Estado até o dia 30 deste mês. Após a publicação será feita a inclusão dos valores na folha de dezembro com recebimento em 11 de janeiro.

 

Na proposta Geferson afirma sobre as recusas indevidas que estas serão analisadas individualmente e fará a edição e publicação dos atos.

 

Certificação

Quanto à abertura do portal para apresentação de títulos aos servidores aptos 2014/2015, a Secad informa que este ato é de competência da Sesau e que oficializará o secretário Samuel Bonilha.

 

Progressões

Sobre a resolução das progressões dos servidores que estão nas referências 9k e 9L, na proposta Secad informa que aguarda parecer da procuradoria geral do Estado uma resposta da consulta solicitada no mês passado.

 

Condições de trabalho

Essa pauta, que foi amplamente debatida em todas as assembleias gerais, ficou definida que o sindicato irá tratar diretamente com o governador Marcelo Miranda juntamente com o secretário Samuel Bonilha em audiência a ser previamente agendada. A diretoria do Sintras já está aguardando a data da reunião com o governador para tratar do assunto.

 

Mobilização

Conforme a presidência do sindicato, a categoria está mobilizada parta a greve e o material confeccionado e será entregue para nas delegacias regionais do sindicato para distribuir as comissões de greve. O movimento paredista através das comissões de greve na Capital e interior do Estado.

 

E após iniciar o cumprimento da proposta, que é o pagamento da primeira parcela do adicional noturno nesta sexta-feira, 20, à diretoria do Sintras emitirá comunicado a categoria informando sobre os rumos do movimento.

 

Mas o presidente do Sintras reforça que a greve não depende mais da categoria, e sim, do governo. “Se o Estado cumprir integralmente a proposta, não haverá paralisação. Agora se descumprir qualquer prazo da proposta, o movimento paredista começará imediatamente após os 23 e 30 de novembro, ou 12 de dezembro do corrente ano”, frisa Manoel Miranda.

 

Ele ainda ressalta que em caso de descumprimento da primeira parcela, a diretoria do sindicato visitará a base a partir desta segunda-feira, 23, para discutir com os servidores os assuntos pertinentes à pauta.

Comentários (0)