Governo Federal aprova implantação de Núcleo de Atenção ao Dependente Químico

O projeto que visa à implantação de um Núcleo de Atenção ao Dependente Químico e às Famílias em Palmas foi recentemente aprovado pelo Governo Federal...

O projeto elaborado pela coordenadora de Articulação e Captação de Recursos do Departamento de Ações sobre Drogas (DASD), da Secretaria de Defesa Social do Tocantins (Seds), Cassilda Figueira da Silva, que visa à implantação de um Núcleo de Atenção ao Dependente Químico e às Famílias em Palmas foi recentemente aprovado pelo Governo Federal.

O Núcleo disponibilizará serviço especializado às pessoas com necessidades decorrentes ao uso/abuso de substâncias psicoativas, orientando, articulando e facilitando o acesso à recuperação de dependente químico e à reinserção social, atuando de forma ordenada com a família, comunidade e instituições, mobilizando os recursos locais na construção de rede solidária de apoio social no enfrentamento à problemática das drogas.

Conforme a diretora do Departamento de Ações sobre Drogas (DASD), Magda Valadares, o Núcleo atuará de forma ordenada com a família, instituições, comunidade e parceiros. “A Secretaria do Desenvolvimento Social do Município já sinalizou oficialmente o interesse em formar parceria com o Governo do Estado para a implantação do Núcleo”, ressalta Magda Valadares.

O secretário de Defesa Social, Nilomar dos Santos Farias, enfatiza a importância do trabalho de reinserção social que será oferecido. “O Núcleo possibilitará também capacitações profissionais nos segmentos da construção civil, culinária, tecnologia de informação, beleza e gestão para os dependentes químicos e para as pessoas envolvidas no processo de recuperação”, disse.

 

Substância psicoativa

É considerada substância psicoativa (drogas) qualquer substância que, utilizada por qualquer via de administração, altera o humor, o nível de percepção ou o funcionamento cerebral, podendo ser legalmente usadas, prescritas ou ilícitas (ilegais).  

(www.abcdasaude.com.br)

 

 

Comentários (0)