Governo inaugura nesta 4ª unidade para monitoramento meteorológico em Palmas

Através da Semarh, da Defesa Civil e do Naturatins, governo irá inaugurar novas instalações da Sala de Situação de monitoramento meteorológico nesta quarta, 25. Foram investidos R$ 120 mil.

Sala de Situação será inaugura nessa quarta
Descrição: Sala de Situação será inaugura nessa quarta Crédito: Secom Tocantins

O Governo do Estado inaugura nesta quarta-feira, 25, novas instalações de Sala de Situação de Monitoramento Meteorológico em Palmas. A unidade é responsável pelo monitoramento dos quatro reservatórios das usinas hidrelétricas do Estado, de municípios em situação de estiagem ou enchentes e, também, dos focos de calor e incidência de queimadas.

 

A inauguração da Sala, que é uma obra do governo por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), da Defesa Civil e do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), contará com a presença do diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu Guillo.

 

A Sala de Situação é um centro de gestação de situações críticas e ajuda na tomada de decisões emergenciais, como casos de calamidade pública, por exemplo. Foram investidos na obra cerca de R$ 120 mil em equipamentos e mobiliário, com recursos da ANA e do Governo do Estado.

 

Foram instaladas 31 estações hidrometeorológicas em diversos pontos no Estado, que serão responsáveis por coletar dados referentes ao monitoramento da qualidade da água, vazão de rios e mananciais, e também os índices pluviométricos dos pontos estratégicos.

 

A secretária do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Meire Carreira, afirmou que os dados devem servir também para orientar a emissão dos documentos da outorga da água. “Com base nestas informações, é possível conceder ou não o documento, em decorrência de situações de estiagem e seca”, disse a secretária.

 

No local também trabalha uma equipe da Defesa Civil, monitorando imagens de satélite que indiquem focos de calor e queimadas. O superintendente da Defesa Civil, Peterson Queiroz Ornelas, disse que “com estes dados, podemos acionar as unidades da Defesa Civil naqueles municípios para agir com mais rapidez no combate aos focos de incêndio”.

 

Com o intuito de contribuir na formação e pesquisa de estudantes do Tocantins, o centro também funciona como laboratório acadêmico de coleta e interpretação de dados técnicos para alunos da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins) e da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

 

Comentários (0)