Instituições de Palmas divulgam moção de repúdio coletiva contra fala de vereador

As organizações e participantes autores da moção, exigiram, por parte da Câmara Municipal de Palmas, a apuração e responsabilização do vereador, inclusive quanto ao decoro parlamentar

Os participantes da plenária da IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que aconteceu nesta quarta-feira, 22, em Palmas, produziram uma nota de repúdio em conjunto, referendada pelas organizações da sociedade civil presentes, ao áudio do vereador Lúcio Campelo, no qual o parlamentar menciona ser à favor da pedofilia.

 

Além de repudiarem a fala do parlamentar, as organizações e participantes autores da moção, exigiram, por parte da Câmara Municipal de Palmas, a apuração e responsabilização do vereador, inclusive quanto ao decoro parlamentar.

 

A fala foi dita durante uma reunião da Comissão de Constituição e Justiça, realizada na última terça-feira, 20, no plenário da Câmara Municipal de Palmas, no momento em que os parlamentares votavam a instituição da Semana de Combate à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes em Palmas, projeto de autoria da vereadora Vanda Monteiro, com relatoria do vereador Diogo Fernandes. Em sua cadeira, sem saber que estava sendo captado pelos microfones, o vereador Lúcio Campelo comentou baixinho: “pois eu sou é a favor da pedofilia”.

 

Na sessão realizada na manhã desta quinta, Lúcio Campelo admitiu, em discurso na tribuna da Casa, ser o autor da fala polêmica que viralizou nas redes sociais. O paramentar pediu desculpas aos colegas e à sociedade palmense e disse estar preparado para enfrentar as consequências.

 

Assinam a moção: Plenária da IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; Ação Social Arquidiocesana de Palmas (Asap); Cáritas; Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedeca Glória de Ivone); Centro de Direitos Humanos de Palmas (CDHP); Centro de Educação Popular (CEP); Conselheiros Tutelares de Palmas; Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fórum DCA TO); Fundação Semear; Movimento Estadual dos Direitos Humanos (MEDH) e Rede Nacional de Aprendizagem Promoção Social e Integração (Renapsi).

 

Confira a moção de repúdio na íntegra:

 

“Nós, participantes da IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, repudiamos o áudio do vereador de Palmas Lúcio Campelo, por ocasião da criação da Semana de Combate à Violência e Abuso Sexual contra crianças e adolescentes, aonde se pronunciou à favor da pedofilia, em reunião da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal de Palmas.

 

Destacamos que este posicionamento machista, legitima e incita a cultura do estupro e se configura como uma violação aos direitos humanos sexuais de crianças e adolescentes.

 

É contraditório que o vereador represente um município cujos indicadores de violência sexual sejam alarmantes, pois apenas no ano de 2017 foram registrados 441 casos de violência sexual, de acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).

 

Considerando que este posicionamento parte de uma autoridade pública responsável pela elaboração e aprovação das leis municipais, exigimos por parte da Câmara Municipal de Palmas a apuração e responsabilização do referido vereador, inclusive quanto ao decoro parlamentar”.

Comentários (0)