Instituições do TO não atingem topo do Índice Geral do MEC; Unitins sobe para nota 3

A Unitins chegou a ser descredenciada para oferta de cursos de graduação na modalidade a distância em decorrência do IGC 2. Por isso, a recuperação da nota 3 é comemorada na instituição

Nas universidades públicas do Estado, a nota máxima foi 3
Descrição: Nas universidades públicas do Estado, a nota máxima foi 3 Crédito: Cristian Reurison

O Ministério da Educação (MEC) divulgou ontem, 18, as notas do Índice Geral de Cursos (IGC), indicador que avalia as Instituições de Ensino Superior (IES) em notas de 1 a 5. No Tocantins, nenhuma instituição do Tocantins alcançou o conceito máximo do índice, mas os dados são referentes ao ano de 2017.

 

Sete instituições no Estado tiveram notas consideradas insuficientes. As notas 1 e 2 são consideradas insuficientes pelo MEC e acarretam penalidades para as instituições de ensino superior. A nota máxima do Tocantins no IGC foi 4, concedida a uma faculdade particular na Capital.

 

Nas universidades públicas do Estado, a nota máxima foi 3, como é o caso da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), que recuperou a nota junto ao MEC. O patamar alcançado com a nota 3 é comemorado na Unitins pela Reitoria, servidores e acadêmicos, “pois representa abertura de dezenas de possibilidades de atuação, parcerias e projetos para a universidade, como captação de recursos, oferta de mestrados e doutorados, além da busca pelo recredenciamento para oferta do ensino a distância, entre outros”, informou a Unitins.

 

A Unitins chegou a ser descredenciada para oferta de cursos de graduação na modalidade a distância em decorrência do IGC 2. Por isso, a recuperação da nota 3 é comemorada na instituição. O reitor da Unitins, Augusto Rezende, destaca os esforços da universidade como um todo para alcançar esse resultado. “Esforço não só da Gestão, mas de todos os professores, equipe técnica, discentes e dos egressos de todos os nossos Câmpus. Todos da comunidade acadêmica contribuíram para que finalmente pudéssemos comemorar esse avanço. Não poupamos esforços e a melhoria gradativa de todos os indicadores qualitativos é compromisso assumido na instituição”, ressalta o reitor.

 

A Unitins informou, ainda, que tem desenvolvido ações com foco na melhoria dos cursos, objetivando a melhoria dos indicadores, articulando estratégias em torno do conjunto de elementos avaliados pelo MEC, inclusive com a criação do Núcleo de Articulação Institucional e Melhoria Contínua (Naimc), segundo destaca o coordenador do Núcleo, Thiago de Lázari. O Conceito Preliminar de Curso (CPC), um dos componentes do Índice Geral de Curso, já reflete essa melhoria. No Câmpus de Palmas, por exemplo, os cursos de Direito e Sistemas de Informação já têm Conceito 4 no Enade.

 

Thiago Lázari pontua, também, que a universidade continua avançando com ações e projetos já vislumbrando a conquista do Conceito 4 no IGC. A meta é alcançar a excelência, Nota 5. “O IGC expressa as potencialidades da Unitins para toda a sociedade. Elevando nosso IGC, demonstramos que nós melhoramos em todas as esferas – acadêmica, de Gestão e administrativa. Para a sociedade e para a comunidade acadêmica, essa nota agora é vista como potencialidade, e não como um gargalo como era o IGC 2”, comenta o coordenador do Naimc.

Comentários (0)