Jovem de 21 anos é o 1º transplantado de rim do Tocantins no HRPA

HRPA está se tornando referência na região norte. Pacientes do Tocantins são obrigados a procurar unidades de transplantes em Estados mais longe enquanto hospital tem capacidade para atendimento

Jovem passa bem
Descrição: Jovem passa bem Crédito: Facebook

O primeiro paciente do Tocantins a realizar um transplante de rins pelo SUS no Hospital Regional Público do Araguaia (HRPA), em Redenção do Pará, José Junior Tranqueira, 21 anos, de Palmas, passa bem de saúde e já tem nível de creatina como o de uma pessoa que nunca teve problemas renais. A doadora do rim foi a irmã. Ele fez hemodiálise por cinco anos até a data da cirurgia, na última quarta-feira, 29.

Em sua página em rede social, amigos deixam mensagens de estímulo para sua recuperação. O fato de José Junior ter sido o primeiro tocantinense a realizar transplante renal em um hospital público mais próximo do Tocantins, pode mudar a vida de outros pacientes que estão à espera de um transplante gratuito ou que tenham que deslocar para Estados mais longe.

“Abracei esta causa. Acho que o hospital pode se tornar o destino dos pacientes do Tocantins, por que o Estado não possui um hospital que faça transplante”, disse Nadson Sousa, parte da equipe médica especializada do HRPA.

Transplante pelo SUS

O Hospital está se tornando referência em transplantes renais na região Norte e pode ajudar a salvar muitas vidas e evitar sofrimento para pacientes que atualmente precisam se deslocar até Florianópolis para realizar o transplante de rins, porque o procedimento não é realizado no Tocantins. A informação é do médico nefrologista responsável pela equipe médica especializada em transplante renal, Juliano Sacramento Mundim.

"Este é 13º paciente transplantado aqui no Hospital e o 1º do Tocantins. Este é o hospital que mais realizou transplantes no Norte do país", disse. Todas as cirurgias renais no HRPA são realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O Hospital que tem estrutura para atender cerca de 200 pacientes para hemodiálise e capacidade para realizar até seis cirurgias renais por mês, faz apenas duas cirurgias mensais e mesmo depois de ter inaugurado a unidade de transplante há mais de um ano, atendeu apenas um paciente do Estado do Tocantins, enquanto os outros se deslocam para mais longe. "Por falta de informação, talvez", justificou o médico.

Segundo ele, o Hospital tem excelente estrutura e equipe especializada com cinco cirurgiões, três nefrologistas e três enfermeiros que ficam interinamente com esses pacientes, além de toda a equipe multiprofissional do Hospital, para atender pacientes que precisam de ajuda. "Abrimos a Unidade de Transplante para atender a demanda de pacientes que fazem hemodiálise aqui. A maioria é do Pará, Maranhão e Tocantins". Para o próximo mês, a equipe já tem mais duas cirurgias marcadas.

Administração

Conforme exposto em sua página na internet, o Hospital Regional Público do Araguaia é um hospital de média e alta complexidade vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS), e tem um modelo gerencial diferenciado, é administrado pelo Instituto de Saúde Santa Maria (IDESMA), uma Organização Social de Saúde (OSS). De acorco com a instituição, essa parceria entre o setor público e privado tem garantido aos usuários um serviço assistencial gratuito e de qualidade.

Comentários (0)