Juiz Igor Itapary Pinheiro toma posse como membro titular do TRE-TO

Magistrado foi eleito pelo TRF1 e assume vaga deixada por Wagmar Roberto Silva; ele já atuou como substituto na Corte

Crédito: Divulgação/TRE-TO

Tomou posse nesta quarta-feira, 21, como membro titular do Tribunal Regional Eleitoral, na classe dos juízes federais para o biênio 2026/2028, o juiz Igor Itapary Pinheiro. Ele foi eleito pela Corte Especial Administrativa do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) no dia 17 de novembro e entra na vaga do juíz federal Wagmar Roberto Silva.

 

Perfil do magistrado

O juiz Igor Itapary Pinheiro já ocupou a vaga de juiz federal substituto na Corte Eleitoral tocantinense durante o biênio 2023/2025. Atualmente titular da 3ª Vara Federal da Seção Judiciária do Tocantins (SJTO), o magistrado possui sólida formação acadêmica, sendo especialista em Direito Tributário e Finanças Públicas pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), em Direito pela Fundação Escola Superior do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (FESMPDFT) e em Processo Civil também pelo IDP. É ainda mestre em Direito.

 

Antes de ingressar na magistratura, atuou como servidor do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e exerceu o cargo de Advogado da União na Advocacia-Geral da União (AGU). Na Justiça Federal, iniciou sua trajetória como juiz federal substituto na 12ª Vara Federal da Seção Judiciária do Maranhão, onde permaneceu até dezembro de 2015. Posteriormente, foi juiz federal titular da 2ª Vara Federal da Seção Judiciária de Roraima (SJRR) até novembro de 2019, período em que também desempenhou as funções de coordenador seccional dos juízos criminais e vice-diretor do Foro da Seção Judiciária de Roraima (biênio 2016/2018).

 

No âmbito da Justiça Eleitoral, integrou o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) como juiz titular no biênio 2017/2019. De 2020 a 2023, foi juiz federal titular da 4ª Vara Federal da Seção Judiciária de Rondônia (SJRO), onde também coordenou os Juizados Especiais Federais no biênio 2020/2022. Em 2023, assumiu a titularidade da 5ª Vara Federal da Seção Judiciária de Palmas.

Comentários (0)