Kátia Abreu diz que recusos do Fundeagro devem ser gerenciados pela entidade

Durante posse do Fundeagro, senadora Kátia Abreu diz que “é urgente que os recursos do fundo sejam administrados pela entidade e não mais pelo governo do Estado”

Posse da nova diretoria do Fundeagro
Descrição: Posse da nova diretoria do Fundeagro Crédito: Adilvan Nogueira

Tomou posse na manhã desta segunda-feira, 18, a nova diretoria do Fundo Privado de Desenvolvimento Agropecuário do Estado do Tocantins, que tem como presidente o agropecuarista Saddin Bucar Figueira, atual presidente do Sindicato Rural de Miranorte. A solenidade aconteceu no Auditório da FAET / SENAR, e contou com a presença da senadora Kátia Abreu, presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins (FAET), além de diversas autoridades e lideranças ligadas ao setor agropecuário do estado.

No seu pronunciamento, Saddin Bucar falou que é testemunha da luta travada para a criação do Fundeagro,em 1988, por exigência do governo Federal, para garantir as indenizações decorrentes dos problemas com a sanidade animal. “O tempo se encarregou de comprovar que tomamos a decisão correta ao optarmos por um sistema privado”, disse Bucar, ao reconhecer e agradecer o apoio da senadora Kátia Abreu que, segundo o presidente, não tem medido esforços na busca pelo fortalecimento do setor agropecuário no Tocantins.

Kátia Abreu, que também participou de forma significativa para a criação do Fundeagro, alertou que se faz urgente que os recursos do fundo, provenientes de contribuições sindicais, sejam administrados pela própria entidade e não pelo governo do Estado, através da Adapec, como é feito atualmente. “O Fundeagro existe, exatamente, para dar segurança aos produtores em caso de risco animal, e tem competência legal para administrar seus recursos”, disse a senadora, garantindo que as instituições que representa, como a CNA, FAET e SENAR, são parceiras de entidades com o Fundeagro.

Fundeagro - É um fundo privado, sem fins lucrativos, que tem o objetivo de promover o desenvolvimento e aperfeiçoamento da agropecuária do Estado do Tocantins, bem como trabalhar para a erradicação da febre aftosa e outras zoonoses, e o controle de pragas e doenças de vegetais.

Fazem parte do Fundeagro entidades como a Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins – FAET; o Sindicato das Indústrias Frigoríficas de Carnes Bovinas, Suínas, Aves, Peixes e derivados do Estado do Tocantins – Sindicarnes; a Associação dos Criadores de Nelore do Tocantins – ACNT; a Associação das Indústrias de Laticínios e Derivados do Leite do Estado do Tocantins – Sindileite; a Associação Sul Tocantinense de Pecuária de Corte  - Apeco;  o Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado do Tocantins – OCB;  a Superintendência Federal da Agricultura e Abastecimento e a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins – Adapec.

 

Comentários (0)