Lançado no Palácio, Terminal de Cargas deve começar a operar em 90 dias

O Terminal de Cargas do aeroporto de Palmas foi lançado no Palácio Araguaia, pela vice-governadora Cláudia Lelis, que representou Marcelo Miranda, que está em viagem a Brasília.

Cláudia lança Terminal de Cargas
Descrição: Cláudia lança Terminal de Cargas Crédito: Manoel Lima

A vice-governadora Cláudia Lelis lançou, no Palácio Araguaia, o Terminal de Cargas do aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues, em Palmas, que deve começar operar em 90 dias, após a Receita Federal concluir obras da alfândega. A cerimônia aconteceu na manhã desta terça-feira, 9, durante seminário “Novas fronteiras para o Tocantins – Desenvolvimento do Comércio Internacional”. O governador Marcelo Miranda e o presidente do sistema Fieto, Roberto Pires, não estiveram presentes, por estarem cumprindo agenda em Brasília, no lançamento do Plano de Concessões em Infraestrutura e Logística.

 

No Palácio Araguaia, Cláudia Lelis disse que esse Terminal é fundamental para exportação do País, inclusive para a nova fronteira agrícola Matopiba, em que o Tocantins foi contemplado com 38% da região. “O desenvolvimento do País passa pelo Tocantins. A região do Matopiba ganha muito com esse Terminal, porque toda exportação deve ser feita pela Receita Federal, e isso pode ser feito aqui”.

 

A vice-governadora disse ainda que a palavra de ordem neste momento é a industrialização. “Dessa forma vamos aumentar a renda, a receita e gerar mais postos de emprego no nosso Tocantins”, disse.

 

O presidente da Infraero, Gustavo do Vale, comentou que a posição do Tocantins, do ponto de vista econômico e geográfico, é estratégica para o País. “Apenas 3% dos negócios desse estado são realizados por via aérea e esse terminal vai mudar essa realidade. O Terminal de Cargas tem uma área de armazenamento de 500 m², com possibilidade de ampliação, conforme demanda local. O armazém do complexo terá sala de atendimento ao cliente e espaços administrativos, guarita de segurança e docas para embarque e desembarque de cargas, equipadas com elevadores”, explicou.

 

Também estiveram presentes no lançamento representantes da Anvisa, da Receita Federal, da Abralog, o Procurador-Geral Renan Clenaut, o presidente da Assembleia Legislativa, Osires Damaso, representantes da Fieto e de entidades que representam o comércio e a indústria do Estado.

 

O Terminal de Cargas

O terminal é composto por uma construção modular, totalizando 1,2 mil m² de área construída, com área de armazenamento de 500 m², com possibilidade de ampliação, conforme a demanda local. O armazém do complexo terá ainda sala de atendimento ao cliente e espaços administrativos, guarita de segurança e três docas para o embarque e desembarque de cargas, equipados com elevadores, além de estacionamento próprio para veículos leves e caminhões frigoríficos. Para a construção da plataforma, foram investidos R$ 3,84 milhões na obra.

 

Comentários (0)