Localizada no Maranhão família de menino que andava sozinho em BR no Tocantins

A família é do interior do Maranhão, da cidade de Barra do Corda. Os pais não sabem como Manoel veio parar no Tocantins, mas uma conselheira suspeita que ele tenha confundido ônibus

Manoel Vinícius será levado de volta nesta 6ª
Descrição: Manoel Vinícius será levado de volta nesta 6ª Crédito: Divulgação/PRF

O Conselho Tutelar de Crixás do Tocantins conseguiu localizar a família do menino encontrado andando sozinho na BR 153, no último sábado, 14. Manoel Vinicius Ribeiro Mesquita, de 9 anos de idade, é da cidade de Barra do Corda, interior do Maranhão, e pode ter vindo parar no Tocantins por engano. A hipótese foi levantada pela conselheira Vânia Gomes de Araújo, do Conselho Tutelar da cidade onde a família da criança mora. Os conselheiros do Tocantins estariam buscando contato no município maranhense desde o dia em que Manoel foi encontrado, mas só obtiveram êxito nesta quinta-feira, 19.

 

Segundo Vânia, o garoto estava desaparecido desde sexta-feira, 13, quando pediu à mãe para ir a uma igreja, num bairro próximo ao que a família mora. A conselheira explicou que era costume Manoel ir a essa igreja na companhia de vizinhos e um ônibus buscava os fiéis no setor para levá-los ao bairro onde fica o templo religioso. Um colega dele também iria à igreja.

 

A conselheira disse que os meninos podem ter se confundido e embarcado em outro ônibus, que tinha outro destino. O amigo de Manoel desceu do ônibus, mas ele seguiu viagem. Conforme ela destacou, há um posto de combustível próximo à casa de Manoel, em frente à BR 226, onde os ônibus param e lá pode ter ocorrido o engano.

 

Ela relatou que a família do garoto buscou ajuda da Polícia Militar assim que percebeu que Manoel não tinha ido à igreja, mas não obteve êxito. A ocorrência do desaparecimento só pode ser registrada no domingo, dia 15, um dia depois de o menino ser encontrado no Tocantins. O delegado responsável pelo caso no Maranhão é Bruno Aquino.

 

Vânia contou que Manoel toma remédio controlado e pode sofrer crises convulsivas quando não toma o medicamento nos horários e dosagens corretos. De acordo com ela, ele faz acompanhamento no CAPS da cidade e não há relatos de violência ou problemas familiares. A conselheira também contou que Manoel estuda, mas não soube dizer a série atual.

 

De volta para o Maranhão

Uma equipe do Tocantins, com conselheiros tutelares e psicóloga, levará Manoel de volta para casa nesta sexta-feira 20. Segundo informações do Conselho Tutelar de Crixás do Tocantins, a previsão é que a equipe saia por volta das 4h da madrugada.

 

Conforme eles destacaram, além de conferir os nomes repassados pela criança com os nomes dos pais que registraram o desaparecimento no Maranhão, foi feito o reconhecimento do menino através de fotos e outros cuidados foram tomados.

 

Vânia de Araújo destacou que Manoel Vinicius deverá ter acompanhamento no CRAS, de assistentes social, psicólogos, além de continuar com o acompanhamento social no CAPS.

 

“É preciso também mais cuidado porque isso pode acontecer de novo”, alertou a conselheira quanto à conduta dos pais com crianças.

 

Os nomes dos pais do menino são Doralice Ribeiro da Cruz e Venâncio Melo Mesquita. O nome da mãe relatado pelo menino foi “Dora”, que a conselheira explicou ser o apelido da mulher no bairro onde mora.

 

Leia também:

Menino de 9 anos se perde da família e é encontrado andando sozinho na BR 153

Comentários (0)