Mais de 3,5 mil km de estradas vicinais já foram recuperadas através do PAM

As patrulhas mecanizadas do Programa de Assistência aos Municípios percorrem mais de um município por vez e passam 15 dias em cada um deles executando obras de recuperação de estradas vicinais...

Obras levam desenvolvimento aos municípios
Descrição: Obras levam desenvolvimento aos municípios Crédito: Luciano Ribeiro/ATN

Depois de ser lançado oficialmente na sétima e última Residência Rodoviária do Tocantins, o Programa de Assistência aos Municípios (PAM) completou o ciclo e atende a todas as regiões do Estado com as patrulhas mecanizadas que recuperam estradas vicinais e realizam serviços de infraestrutura e limpeza urbana. Lançado em junho deste ano, o programa já vem revitalizando estradas e beneficiando famílias principalmente da zona rural do Estado, que carecem de estrutura de qualidade para escoar a produção e dar mais tranquilidade ao mandar as crianças para a escola.

Quem define as demandas para as obras executadas pelas patrulhas em cada município é a Prefeitura depois de consulta pública. Desta forma, a ação continuada da Agência de Máquinas e Transporte do Estado (Agetrans) atinge com precisão as necessidades da comunidade.

Conforme o presidente da Agetrans, Káká Nogueira, até o momento já foram recuperados mais de 3,5 mil km de estradas vicinais em 36 municípios. “É o resgate da dignidade do pai de família, do produtor rural. Vem de fato para dar o apoio a esses municípios, uma vez que a situação deles é de uma dificuldade muito grande. Foi um programa muito bem pensado, muito bem planejado”, destacou. Além disso, as frentes de serviço estão atuando neste momento em outros 22. A meta do programa é atender a todos os 139 municípios do Tocantins.

Primeira cidade a receber as máquinas do PAM, Axixá do Tocantins já teve suas estradas recuperadas. O prefeito Auri-Wulange destacou que as obras beneficiaram principalmente os estudantes da rede pública de ensino. “Conseguimos recuperar estradas, levar conforto aos alunos. Ver a felicidade estampada no rosto de cada um foi gratificante, foi um sucesso total”, disse.

Do outro lado, quem ainda vai receber as máquinas do governo para os serviços de infraestrutura aguarda com entusiasmo a chegada das frentes de serviço. Caso do prefeito de Dianópolis, na região Sudeste do Estado, Reginaldo Melo. Para ele as obras do PAM possibilitarão uma melhora de vida para a população de seu município. “Vai ajudar bastante. Além da questão das estradas vicinais tem os serviços de limpeza urbana e sem custos para os prefeitos”, frisou. As patrulhas devem chegar a Dianópolis na próxima quarta-feira, 25.

Muito mais do que aos gestores, as obras do Programa de Assistência aos Municípios levam esperança para os moradores de regiões afastadas dos centros das cidades. Moradora da região conhecida como Buritizinho, a dona de casa Edna Pereira da Silva possui dois filhos na escola. Para ela, com a construção da estrada que agora passa em frente à sua casa, sua vida e a de sua família têm a melhorar. “Antigamente, quando a gente tinha que ir para o lado de lá (da cidade), tínhamos que colocar as coisas nas costas e ir. Hoje a gente já consegue ir de carro”, comemorou.

 

Método de trabalho

As patrulhas mecanizadas do Programa de Assistência aos Municípios percorrem mais de um município por vez e passam 15 dias em cada um deles executando obras de recuperação de estradas vicinais, infraestrutura e limpeza urbana. Depois que terminam o trabalho em todos os municípios da região a que atendem, as máquinas retornam aos primeiros para prestar manutenção e novos serviços de maneira continuada.

Cada patrulha mecanizada do PAM conta com uma motoniveladora, uma pá carregadeira, um trator de esteiras, uma retroescavadeira, dois caminhões caçamba, caminhão de abastecimento e mais equipamentos de manutenção. 

 

Comentários (0)