Manifestantes protestam na sede da Celtins contra reajuste da energia

Manifestantes protocolaram um documento com todas as reivindicações dos movimentos sociais para serem cumpridos pela empresa.

Manifestantes em frente à Celtins
Descrição: Manifestantes em frente à Celtins Crédito: Lourenço Bonifácio

Cerca de 300 integrantes de movimentos sociais promoveram na manhã desta quinta-feira, 4, uma manifestação em frente a sede da Empresa Celtins, em Palmas.

Eles protocolaram um documento na empresa com as reivindicações dos manifestantes para a redução das tarifas de energia e melhoria da qualidade dos serviços prestados. Estavam presentes o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Movimento Nacional de Luta por Moradia (MNLM), Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e Central Única dos Trabalhadores.

Os manifestantes alegam que a Celtins não cumpriu as metas estabelecidas para o Programa Luz Para Todos que tem como objetivo levar energia elétrica às pequenas propriedades.

Também alegam que o governo federal estabeleceu redução de 20% no valor da tarifa da energia elétrica nos primeiros meses do ano e que, o reajuste anunciado pela empresa, é abusivo.

Segundo o presidente do Movimento dos Trabalhadores  Sem Teto (MTST) , Edvalton Mendonça Gomes,  o Tocantins é um estado produtor de energia elétrica, com um povo que precisa do apoio do poder público, e pratica uma das tarifas mais caras do país.  “Por isso não podemos aceitar um reajuste nos níveis que estão sendo propostos. O setor elétrico foi construído com financiamento público e a energia elétrica tem que ser considerada um bem público, não uma mercadoria qualquer. Precisamos que o setor seja repensado e que as tarifas de energia reduzidas.”

Os manifestantes protocolaram um documento com uma série de reivindicações na sede da empresa Celtins, que também será entregue ao governo do Estado e aos deputados estaduais. Nele, os movimentos sociais pedem a estatização da Companhia de Energia Elétrica do Estado do Tocantins (Celtins), instalação imediata da CPI da Celtins, garantia de redução da tarifas de energia e que o pagamento das dívidas da empresa seja feita por seus acionistas e pelo grupo Rede.

 

 

 

Comentários (0)