Marcelo Miranda anuncia licitação para ampliação do Projeto Manuel Alves

Segundo informações do governo, ao todo serão licitados 41 novos lotes, que correspondem a 390 hectares. A previsão é que, em torno de 40 dias, sejam licitados outros 1.800 hectares

Governador assina autorização
Descrição: Governador assina autorização Crédito: Elizeu Oliveira

A abertura de licitação para ampliação da área irrigada do Projeto de Fruticultura Manuel Alves, na região Sudeste do Estado, foi anunciada nesta quarta-feira, 30, pelo governador Marcelo Miranda, que assinou autorização durante audiência com o presidente do Conselho dos Produtores do Projeto, Carlos Roberto Meures, no Palácio Araguaia.

 

Segundo informações do governo, ao todo serão licitados 41 novos lotes, que correspondem a 390 hectares. A previsão é que, em torno de 40 dias, sejam licitados outros 1.800 hectares, que vão somar aos 935 já implantados.

 

Para o governador, a expansão da área de ocupação do Projeto vai permitir diversificar a produção local e reduzir custos para os produtores. “O Tocantins pode se tornar um grande exportador de frutas. Investir em projetos como o Manuel Alves é garantia de crescimento e desenvolvimento não só daquela região, mas de todo o Estado”, destacou Marcelo Miranda.

 

Recursos de R$ 30 milhões, já disponibilizados pelo Ministério da Integração Nacional, serão investidos em obras como a linha de transmissão de energia elétrica, com extensão de 20 km.

  

O Projeto de Fruticultura foi implantado a partir da construção da barragem do Rio Manuel Alves, localizada na divisa dos municípios de Dianópolis e Porto Alegre do Tocantins, e foi construída em parceria do Governo do Estado com o Ministério da Integração Nacional. A barragem tem capacidade para armazenar 214 milhões de metros cúbicos de água que são utilizadas pelos permissionários para produção de frutas. Em 2014, foram colhidas, no local, cerca de 3.200 toneladas de banana e para este ano a estimativa é de 5.500 toneladas.

 

Projeto São João

Ainda nesta quarta, Miranda recebeu produtores do Projeto de Fruticultura São João, localizado em Porto Nacional. Um dos assuntos discutidos foi a ocupação do projeto, que segundo o secretário de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária, Clemente Barros, o Estado já tomou providência e até o final do ano, o projeto será totalmente reocupado. Clemente Barros disse ainda que o governo vai disponibilizar uma equipe do Ruraltins para prestar assistência técnica exclusiva ao projeto.

 

O projeto São João conta com uma área de 3.654 hectares e é voltado para o cultivo de frutas, por meio de irrigação por gotejamento e microaspersão. O projeto conta com produção de banana, maracujá, goiaba, melancia e coco.

 

(Com informações da Secom Tocantins)

Comentários (0)