Marcelo Miranda pede a ministro da Saúde força tarefa para atender o Tocantins

Foi solicitado apoio para aquisição de equipamentos, andamento das obras do Hospital Geral de Palmas e melhoria da infraestrutura dos Hospitais Regionais de Gurupi e Araguaína

Governador tem reunião com ministro da Saúde
Descrição: Governador tem reunião com ministro da Saúde Crédito: Thamyres Ferreira

O ministro da Saúde, Marcelo Barros, recebeu o governador Marcelo Miranda, na tarde desta terça-feira, 1º, em Brasília, além do secretário de Estado da Saúde, Marcos Musafir, e de seis parlamentares da bancada do Tocantins no Congresso Nacional. Na Reunião, o governador apresentou ao ministro as prioridades do Estado e solicitou uma força tarefa em demandas para as quais conta com a atenção do Ministério.

 

Um dos fatores destacados por Miranda é que no Estado 93% da população é assistida, exclusivamente, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e apenas 7% dispõem de plano de saúde privado. Os hospitais estaduais são responsáveis por 88% de todas as internações de alta e média complexidades.

 

O secretário de Estado da Saúde, Marcos Musafir explanou sobre convênios em andamento que podem ser priorizados pelo Ministério a fim de que os recursos sejam liberados. Também foram abordadas as possibilidades de ampliação do programa Mais Médicos nos municípios do interior, apoio para aquisição de equipamentos, andamento das obras do Hospital Geral de Palmas e melhoria da infraestrutura dos Hospitais Regionais de Gurupi e Araguaína.

 

“O mais importante foi a visão do ministro que demonstrou sensibilidade aos nossos pleitos. Alguns são sobre  processos que já estão tramitando no Ministério e ele determinou à equipe celeridade nas resoluções. Eu acredito em um ganho muito grande no dia de hoje, vamos colher os frutos”, destacou o governador, ressaltando a importância da presença da bancada federal na apresentação de reivindicações para a saúde do Tocantins.

 

Estavam presentes na reunião as deputadas federais Dulce Miranda (PMDB), professora Dorinha Seabra (DEM) e Josi Nunes (PMDB), os deputados federais César Halum (PRB) e Lázaro Botelho (PP), o senador Donizete Nogueira (PT) e o chefe do Escritório de Representação do Estado em Brasília, Renato de Assunção.

 

(Com informações da Secom/Tocantins)

 

Comentários (0)