Medicamentos vencidos em área do Estoque são recolhidos e colocados em contêiner

Os medicamentos descartados em área do Estoque Regulador da Sesau estão sendo recolhidos e colocados em um grande contêiner. A equipe do T1 Notícias tentou entrar no local, mas não foi autorizada...

Trabalhadores recolhem medicamentos do lixo
Descrição: Trabalhadores recolhem medicamentos do lixo Crédito: T1 Notícias

Os medicamentos vencidos que estavam acumulados em uma área descoberta no Estoque Regulador de Medicamentos da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), em Palmas, estão sendo retirados do local na tarde desta quinta-feira, 20.

A equipe de reportagem do T1 Notícias esteve no Estoque Regulador mas não foi autorizada a entrar no local e acompanhar os trabalhos. Pelo lado de fora foi possível avistar alguns trabalhadores retirando os medicamentos do ‘lixão’ e descartando-os em um grande contêiner forrado com o que parecia ser uma lona.

Dois caminhões estavam estacionados em frente e ao lado do contêiner, impossibilitando a visualização completa do trabalho, por isso não foi possível verificar a quantidade de materiais que já havia sido recolhido. Fontes do Portal afirmaram que os trabalhadores começaram a retirar os medicamentos e materiais vencidos do espaço nesta quinta-feira.

Em entrevista recente ao T1 Notícias, a presidente do Conselho de Farmácia e inspetora da Vigilância Sanitária do Município de Palmas, Marta Ramos, informou que não há, ainda, uma empresa que faça a incineração de lixo hospitalar em Palmas, procedimento correto que deve ser usado no descarte dos medicamentos vencidos que estão no Estoque Regulador da Sesau.

O T1 Notícias procurou a assessoria da Sesau para autorizar a entrada da equipe no local, mas o pedido foi negado. A assessoria justificou a negativa alegando que as equipes estavam mobilizadas na visita do novo ministro da Saúde e que não poderiam acompanhar a imprensa. Eles disseram ainda que não tinham conhecimento do que estava acontecendo no Estoque Regulador e nem se os produtos seriam incinerados.

 

Sindicância

A Sesau abriu sindicância nesta terça-feira, 18, para apurar as irregularidades apontadas em denúncia feita pela imprensa e confirmada pelo Ministério Público Federal e Defensoria Pública estadual. O resultado deste relatório deve sair em 30 dias.

 

MPE e DPE

O MPE e a DPE, após visita, concluíram relatório acerca das denúncias de mau acondicionamento de insumos e medicamentos vencidos no Estoque Regulador da Sesau e encaminharam o registro fotográfico da visita ao Tribunal de Contas da União (TCU), Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE), à Controladoria-Geral da União (CGU) e ao Departamento Nacional de Auditoria do SUS.

O relatório fará parte dos autos do inquérito civil instaurado para a coleta regular de elementos em função do cumprimento do acordo firmado nos autos da ação civil pública na qual o Estado se compromete a regularizar o fornecimento de medicamentos aos hospitais públicos do Tocantins.


Saiba mais:

Sindicância é aberta para apurar irregularidades no Estoque Regulador da Sesau

 
 
(Atualizada às 17h04)

Comentários (0)