Memorial Coluna Prestes continua com problemas: espaço tem nova coordenadora

Produtores reclamam da falta de estrutura do Teatro de Bolso que, além da falta de acessibilidade, está com os equipamentos culturais sucateados

Cartão postal do Estado com equipamentos quebrados
Descrição: Cartão postal do Estado com equipamentos quebrados Crédito: Da Web

O Memorial Coluna Prestes está com nova coornadora. A historiadora Waltineth Neves assumiu a função com o objetivo de aproximar o público dos equipamentos culturais do espaço, que fica na ala sul da Praça dos Girassóis, em Palmas. O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira, 26, pela Secretaria de Educação e Cultura.

A Seduc explicou que no museu do Memorial, somente em 2014 já houve o registro de cerca de dois mil visitantes. Já no Teatro de Bolso, que fica no subsolo do prédio, as atividades estão reduzidas apenas aos ensaios da Orquestra Sinfônica dos Girassóis, formada por alunos de Palmas.

O Portal T1 Notícias apurou que a estrutura do Teatro está parcialmente danificada. A parte elétrica não comporta equipamentos como microfones e instrumentos musicais, o aparelho de ar condicionado precisa ser trocado e a iluminação do palco está com a maior parte das lâmpadas queimadas.

O auditório do Teatro é composto por 87 poltronas acolchoadas, mas muitas delas estão parcialmente quebradas. Outro problema que preocupa os produtores está no acesso ao interior do Teatro, que não conta com rampa de acesso e próximo a saída principal está a mesa de equipamentos de som e iluminação, cheia de cabos e fios elétricos antigos.

 

Seduc explica

Em nota a Secretaria de Educação e Cultura informou que o Memorial Coluna Prestes está em funcionamento normal para as atividades museológicas e visitação de seu acervo. Já o Teatro de Bolso passa por ajustes na parte elétrica e deve receber ainda a instalação de novos equipamentos de ar condicionado.

A Seduc explicou ainda que as obras não atrapalham o funcionamento do local. Atualmente, o espaço está sendo utilizado pela Orquestra Sinfônica dos Girassóis para ensaios do grupo e a agenda cultural do Memorial está sendo programada pela nova coordenadora e deve ser aberta a partir de agosto.

Comentários (0)