Merendeiras fazem curso de alimentação saudável em todo o Estado

Cerca de 150 pessoas já passaram pela capitação que é oferecida por meio de uma parceria entre governo do Estado e municípios

Crédito: Divulgação

A partir da próxima segunda-feira, 4, mais seis munícipios do Tocantins irão receber capacitações em educação alimentar e nutricional: Couto Magalhães, Goianorte, Aliança, Pium, Almas e Dianópolis. O objetivo da ação, que uma parceria da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) com os municípios, é promover a elevação da qualidade de vida, a segurança alimentar e a melhoria da saúde da população tocantinense.

 

Os cursos são ofertados para merendeiras, servidores dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e beneficiários do Programa Bolsa Família. Os interessados em participar das oficinas podem se inscrever nos Cras de seus municípios.

 

Capacitação

 

A estimativa do governo do Estado é capacitar 300 pessoas até o final do ano. Nesta semana os cursos foram realizados nos municípios de Dueré e Cariri, região sul do Tocantins, onde foram capacitadas cerca de 60 pessoas.

 

As oficinas são compostas por aulas teóricas e práticas. Os participantes são capacitados sobre a importância da alimentação saudável para a melhoria da qualidade de vida e sobre as boas práticas de manipulação de alimento para evitar doenças de origem alimentar.

 

Segundo a gerente de Segurança Alimentar e Nutricional da Setas, Jéssica Santana Oliveira, os cursos iniciaram na segunda quinzena de outubro e até o momento cinco municípios já foram atendidos, totalizando cerca de 150 pessoas capacitadas pelas oficinas. “Em cada município fazemos um planejamento de acordo com os alimentos produzidos e encontrados na região nessa época do ano”, explica a gerente.

 

Programação

04 a 08/11 – Couto Magalhães e Goianorte

18 a 21/11 – Aliança e Pium

25 a 29/11 – Almas e Dianópolis.

Comentários (0)