Ministro anuncia edital para construção de ponte em Xambioá; Cláudia comemora

Vice-governadora reforçou o pedido já feito pelo governador para esse projeto e comemorou o anúncio do ministro, destacando a importância da obra para toda a região Norte

Cláudia Lelis e Maurício Quintella
Descrição: Cláudia Lelis e Maurício Quintella Crédito: Foto: Manoel Lima

Na solenidade de entrega do trecho recuperado de 206 km da BR-153, entre Wanderlândia e Presidente Kennedy, nesta quinta-feira, 30, em Araguaína, o ministro dos Transportes, Portos e Aeroportos, Maurício Quintella, acompanhado da vice-governadora Cláudia Lelis, anunciou o lançamento para agosto deste ano do edital com custo estimado em R$ 160 milhões para a construção da ponte sobre o rio Araguaína,  em Xambioá, fazendo divisa com São Geraldo do Pará (PA).

 

“Já autorizei ao DNTI – Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes o edital para agosto deste ano, para que possam dar em seguida o início dos estudos para viabilidade da obra”, destacou o ministro, que acrescentou, “essa obra está garantida no orçamento da União”, disse Quintella.

 

A vice-governadora, que em seu discurso reforçou o pedido já feito pelo governador Marcelo Miranda para esse projeto da ponte, comemorou o anúncio do ministro, destacando a importância da obra para toda região Norte do Tocantins. “Hoje é um dia muito importante para todos nós, pois além de entregar esse trecho recuperado da BR-153, temos essa notícia do edital para a construção da ponte. Mas eu solicitei também ao ministro, ainda mais empenho para outras obras estruturantes no Estado, como a construção de rodovias, reforma e ampliação do Aeroporto de Araguaia e Gurupi e a construção do aeroporto de Mateiros”, ressaltou Cláudia Lelis.

 

“O governador Marcelo Miranda está empenhado e determinado em buscar esses recursos no Ministério dos Transportes e conto com o empenho do ministro para que em breve esses projetos sejam aprovados. Temos uma bancada federal forte e atuante, e juntamente com o Governo do Estado, vamos em busca deste dinheiro”, finalizou a vice-governadora.

 

Na solenidade, o prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, entregou ao ministro os projetos do Anel Viário e da expansão do Aeroporto de Araguaína. “Essa obra entregue é muito importante para a cidade e região, mas precisamos também da expansão do Aeroporto da cidade”, cobrou o prefeito.  

 

O ministro lembrou também, durante o evento, que Governo Federal está articulando recursos para obras estruturantes no País, e destacou que o Tocantins é prioridade por sua localização geografia e importância estratégica. “Esse trecho recuperado beneficiará a população desta região, promoverá o desenvolvimento econômico, com o escoamento da produção. Uma obra fundamental”, lembrou Quintella.

 

O ministro também anunciou que há 10 dias assinou a ordem de serviço para derrocada do Pedral do Lourenço, formação rochosa que impede a navegação no Rio Tocantins. 

 

Aeroporto de Araguaína

Maurício Quintella garantiu que o aeroporto de Araguaína está dentro do programa da viação regional, com projeto bastante desenvolvido. “O prazo final da entrega do projeto pelo Banco do Brasil é dezembro deste ano. Estamos discutindo com o governo e queremos priorizar cerca de 50 aeroportos, os que são mais importantes para os estados e federação, e Araguaína, não tenham dúvida, é prioridade número um, visto a importância socioeconômica da região”, frisou. 

 

Belém-Brasília 

Com recursos de R$ 124,1 milhões, as obras de revitalização da BR-153 foram executadas entre 2013 e 2106. O trecho, entre o quilômetro 91,6 (entroncamento da BR-226 / TO-010) e o quilômetro 298,2 (entroncamento TO-239), totaliza 206,6 quilômetros restaurados de rodovia.

 

Autoridades 

Participaram ainda da solenidade o senador Vicentinho Alves; os deputados federais César Hallum e Vicentinho Júnior;  o presidente da Câmara de Araguaína, Marcos Marcelo, diretores do DNIT, além de vereadores e representantes de entidades e partidos.

Comentários (0)