Ministro do Turismo destaca potencial e propõe concessão de estrada para o Jalapão

Durante maior evento do setor de Turismo do País, em São Paulo, Marcelo Álvaro Antônio disse que melhorias no acesso tornará o Jalapão um produto turístico vendável em todo o mundo

Crédito: Divulgação

O Jalapão foi destaque nesta quarta-feira, 25, no discurso do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, durante principal evento do setor no País, a 47ª Abav Expo Internacional de Turismo, em São Paulo. O ministro informou que está avaliando junto com o ministro do Gustavo Canuto, do Desenvolvimento Regional do Brasil, uma agenda para estruturar as principais rotas turísticas do País, e para o Jalapão, a proposta seria uma Parceria Público-Privada (PPP) para a concessão da estrada que liga Ponte Alta do Tocantins a Mateiros.

 

Ele lembrou que quando foi conhecer o Jalapão este ano desceu no aeroporto de Palmas e percorreu mais 280 quilômetros com trechos com pedras, areia, buracos e que se faz necessário o uso de carros traçados para chegar ao destino, e por isso a sua proposta de melhoria do acesso (veja o vídeo da fala do Ministro). “E que o Jalapão possa realmente ser um produto turístico vendido em todo o mundo”, destacou Marcelo Álvaro durante a abertura oficial do evento.

 

Nesta edição da Abav, o Tocantins está presente com dois estandes do Governo do Estado e a participação de empresários de Palmas, Araguaína e regiões do Jalapão, Cantão e Serras Gerais. Estão sendo divulgadas quatro de suas sete regiões turísticas - “Encantos do Jalapão”, “Serras e Lago”, “Serras Gerais” e “Lagos e Praias do Cantão” -, além da pesca esportiva.  A Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) é a responsável pela ação.

 

No estande do Tocantins, os visitantes recebem material de divulgação (revista e folderes) e ainda podem degustar um pouco das delicias do Tocantins (amor pPerfeito, mini rapaduras, paçoca de carne seca e licores). E na Vila do Saber, outro espaço dentro da feira, está sendo realizada a demonstração de roteiros e vivências comunitárias, com a participação de representantes da Comunidade Quilombola do Prata, de São Félix, Jalapão, que divulgarão suas tradições e o turismo de base comunitária.

 

Abav 2019

 

Este ano a 47ª Abav Expo Internacional de Turismo tem como tema o papel de agente transformador do turismo. Aberta oficialmente nesta quarta-feira, 25, a feira esperta receber mais de 26 mil visitantes, três mil congressistas, mais de duas mil marcas expositoras, tanto nacionais quanto internacionais, 59 palestras, cinco painéis, seis ações especiais e cerca de 80 capacitações, na Expo Center Norte, em São Paulo.

 

Em sua fala, a presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens (ABAV), Magda Nassar, destacou os número do setor e o potencial econômico do turismo. Segundo ela, o turismo é responsável por 7,5% de todos os empregos do País, tendo movimentado R$ 31 bilhões na economia do Brasil em 2018. 

 

A Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) é responsável pelo estande estadual e conta com a participação na Abav Expo do presidente Tom Lyra, dos superintendentes de Turismo, Maria Antônia Valadares, e Cultura, Álvaro Júnior, e técnicos que se revezarão no estande e atividades paralelas.

 

Visita ao Jalapão

 

A convite do governador do Tocantins, Mauro Carlesse, Marcelo Álvaro esteve no Tocantins, durante em agosto deste ano para conhecer o Jalapão. Durante a visita, ministro conheceu os principais atrativos, os serviços oferecidos pela comunidade, além das demandas para fomentar o desenvolvimento da região.

Comentários (0)