Miranda e ministro debatem sobre passagem da tocha em Palmas e combate ao Aedes

Durante reunião para tratar da passagem da Tocha Olímpica pelo Estado, Miranda atendeu convite encaminhado pela presidente Dilma, transmitida pelo ministro dos Esportes, para combater mosquito Aedes

Reunião define passagem da Tocha pelo Tocantins
Descrição: Reunião define passagem da Tocha pelo Tocantins Crédito: Foto:Luciano Ribeiro

Miranda e ministro debatem sobre tocha olímpica em Palmas e combate ao Aedes

O ministro dos Esportes George Hilton foi recebido pelo governador Marcelo Miranda, na manhã desta sexta-feira, 12, para tratar da passagem da tocha olímpica pelo Tocantins, que ficará em Palmas, durante todo o dia 11 de junho. A reunião contou com as presenças do senador Donizete Nogueira (PT), dos deputados federais Dulce Miranda e Josi Nunes, ambas do PMDB, Lázaro Botelho (PP) e de César Halum (PRB), e dos deputados estaduais Ricardo Ayres (PSB), Valderez Castelo Branco (PP) e Cleiton Cardoso (PSL), além da vice-governadora Cláudia Lelis e secretários de Estado. Outro ponto debatido na ocasião foi a mobilização contra o mosquito Aedes Aegypti, que acontece neste sábado, 13, em todo o País.

 

O governador Marcelo Miranda fez um discurso de agradecimento ao ministro George Hilton, por incluir Palmas na lista das 332 cidades que receberão a tocha, e juntamente com o secretário Adão Francisco, que teve a pasta dos Esportes incorporada à Secretaria de Educação, apresentou atletas tocantinenses que tem se destacado no cenário nacional, graças ao convênio do Bolsa Atleta, do governo Federal.

 

Miranda destacou que vai participar da mobilização deste sábado em Palmas e disse que “o secretário Musafir [da Saúde] está mobilizando os servidores da Saúde para atuar em parceria com as secretarias municipais, porque precisamos fazer um combate preventivo contra esse mosquito”.

 

O ministro George Hilton disse que participará da mobilização em Cuiabá, para onde segue ainda nesta sexta. “A presidente Dilma estará no Rio de Janeiro amanhã participando da mobilização e ela nos orientou a todos, juntos fazermos uma corrente em todo o Brasil, para combater esse mosquito. Essa é uma maratona que não podemos ter menos que um troféu de ouro, vamos chegar em agosto, quando acontecem as olimpíadas, sem esse mal da zika”, destacou o ministro.

 

O deputado César Halum criticou a postura de outros países, que tem usado a zika como argumento para tirar as olimpíadas do Brasil. “Primeiro diziam que não tínhamos condições de fazer um evento internacional, aí a Copa do Mundo foi um sucesso, agora querem dizer que esse mosquito pode colocar em risco quem vem participar das olimpíadas. Interessante que tivemos o carnaval, repleto de turistas do mundo inteiro e não tivemos problema com isso”, alfinetou Halum.

 

Tocha olímpica no Brasil

O ministro dos Esportes George Hilton está percorrendo os 26 Estados e o Distrito Federal em uma agenda que trata da preparação para o revezamento das tochas olímpica e paraolímpica. A intenção é alinhar questões referentes ao planejamento, segurança e divulgação dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

 

A Tocha Olímpica será acesa na Grécia e chegará ao Brasil no dia 3 de maio, em Brasília. Da capital federal, ela iniciará um trajeto de 20 mil quilômetros, em comboio rodoviário, pelas cidades brasileiras. Na Amazônia e em parte da região Centro-Oeste, o trajeto será por via aérea. A chegada está prevista para 4 de agosto, no Rio de Janeiro, véspera da abertura dos Jogos Olímpicos, no Maracanã. O comboio percorrerá cerca de 500 localidades, sendo 332 cidades, que incluem as 26 capitais estaduais, além do Distrito Federal.

Comentários (0)