MPF diz que Estado e Caixa foram notificados sobre irregularidades em obras na NS-15

Em nota, o MPF no Tocantins disse que já recebeu análises que identificaram irregularidades nas obras da NS-15 e que Estado e Caixa deverão prestar esclarecimentos

Obra na Avenida NS 15 está paralisada
Descrição: Obra na Avenida NS 15 está paralisada Crédito: Foto: Pedro Barbosa

Após a publicação do artigo “Obra parada: o interesse público tem que ser maior que o resto”, nesta quarta-feira, 05, o Ministério Público Federal no Tocantins (MPF/TO) se manifestou por meio de nota, esclarecendo que “já recebeu as análises realizadas pelos órgãos de controle e fiscalização sobre as obras da Av NS-15, e que segue na fase de instrução do procedimento”.

 

De acordo com o MPF, foram encontradas algumas irregularidades nas obras e que notificou o Governo do Estado e a Caixa Econômica Federa (CAF) a prestarem esclarecimentos a respeito.

 

O MPF  disse ainda que “neste momento, aguarda o recebimento das informações (por parte do Governo do Estado e da CEF), que são necessárias para instruir o posicionamento que o MPF/TO adotará sobre todo o processo que envolve a execução das obras da Av NS-15”.

 

Entenda

A EHL LTDA paralisou as obras na NS-15 após a prisão de diretor da empresa, alegando insegurança jurídica que a impede de receber recursos e investimentos. Dos R$ 25 milhões que a obra custa no total, a empresa alega ter mais de R$ 12 milhões medidos e a receber.

 

A EHL solicitou ao Ministério Público Federal (MPF) que instaurasse um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) entre a empresa e o Estado, para conseguir retomar a obra com a segurança de que receberia pelo serviço prestado. O MPF então solicitou uma análise ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) e à Controladoria Geral do Estado (CGE) para verificar a inexistência de irregularidades e liberar o TAC.

 

Moradores da Região Norte de Palmas protestaram no dia 16 de março pela retomada das obras paradas e apontaram diversos problemas acarretados com a interrupção. 

 

 

 

Confira a integra da nota do MPF/TO:

 

NOTA DE ESCLARECIMENTO

 

Em relação às obras da Av NS-15, o Ministério Público Federal no Tocantins (MPF/TO) esclarece que:

1 - Já recebeu as análises realizadas pelos órgãos de controle e fiscalização sobre as obras da Av NS-15, e que segue na fase de instrução do procedimento;

2 - A auditoria da Controladoria Geral da União (CGU) apontou algumas irregularidades, o que motivou o MPF/TO a notificar o Governo do Estado e a Caixa Econômica Federal (CEF) para que prestem esclarecimentos a respeito.

3 - Neste momento, aguarda o recebimento das informações (por parte do Governo do Estado e da CEF), que são necessárias para instruir o posicionamento que o MPF/TO adotará sobre todo o processo que envolve a execução das obras da Av NS-15.

Palmas, 05 de abril de 2017

Assessoria de Comunicação Social

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL

Procuradoria da República no Tocantins

Comentários (0)