Obras de reconstrução asfáltica começam na região Sudoeste do Estado

Serão realizados serviços de conservação, manutenção do asfalto e revitalização da sinalização horizontal e vertical...

Obras do Pró-Rodovia começam no Sudoeste do TO
Descrição: Obras do Pró-Rodovia começam no Sudoeste do TO Crédito: Ascom

O governo do Estado está realizando obras de reconstrução da pavimentação asfáltica em todo o Tocantins. É o programa Pró-Rodovia que já iniciou as ações em três lotes, nas regiões norte, central, sul, sudeste e sudoeste, um total de 1.070,6 km de extensão. Serão realizados serviços de conservação, manutenção do asfalto e revitalização da sinalização horizontal e vertical, com o objetivo de proporcionar maior segurança e trafegabilidade nas rodovias estaduais.

 

Já estão em execução os trechos da TO-374, de Gurupi, passando por Dueré até Lagoa da Confusão, e da TO-181, entre Formoso do Araguaia e Sandolândia a Araguaçu. São quase 300 km que passarão por duas etapas A primeira será a reconstrução preliminar dos trechos, na recomposição da malha, e a segunda, a reabilitação da rodovia, ou seja, haverá a restauração do pavimento, da drenagem, da sinalização e a realização de obras complementares. 

 

Serão reconstruídos mais de 3.300 mil km de estradas pelo governo do Estado. De acordo com o secretário de Estado da Infraestrutura e presidente da Agência de Máquinas e Transportes do Tocantins (Agetrans), Kaká Nogueira, até o fim de 2014 mais de 60% das rodovias do Estado estarão reconstruídas. “O Tocantins é um Estado promissor e de muitos investimentos. Essas rodovias são responsáveis por uma grande parcela do escoamento da produção agropecuária e devem estar preparadas para promover ainda mais o desenvolvimento da região”, destacou.

 

Região

A principal região produtora de arroz irrigado no Tocantins é a que abrange os municípios de Lagoa da Confusão, Dueré e Formoso do Araguaia, no sudoeste do Estado. Possui uma área plantada de mais de 100 mil hectares, com uma produtividade que supera as 4,7 toneladas por hectare, e as rodovias TO–181 e TO-374 são as principais vias de acesso para o escoamento da produção. 

 

Para o prefeito de Dueré, Nélio Rodrigues Araujo, a TO-374 é uma das rodovias de maior trânsito, principalmente de caminhões com carga pesada, devido a sua ligação com Lagoa da Confusão, grande produtora de arroz, soja e melancia.  “É de grande importância para nós à reconstrução desta estrada. Nosso município compõe uma das regiões que mais produz grãos no Estado e com nossas rodovias reconstruídas o número de investidores tende a crescer ainda mais”, pontuou.

 

Trechos

Confira abaixo os lotes com os trechos já licitados e com ordem de serviço assinada para início das obras de reconstrução em 1.070,6 Km. Lote 01: TO-181 (Formoso do Araguaia/Sandolândia/Araguaçu – 151,82 Km); TO-080 (Divinópolis/Marianópolis/Caseara – 134,06 Km) e TO-374 (Lagoa da Confusão/Dueré/Gurupi – 139,36 Km), um total de 425,78 Km.

 

Lote 02: TO – 335 Colinas/Palmeirante/ Barra do Ouro/ Entroncamento BR-010 (173 km); TO – 226 Goiatins/Campos Lindos (90 km); TO-164 Divinópolis/Dois Irmãos (60 km). Total de 323 km.

 

Lote 03: TO-230 (Entr. da BR-153 a Brasileine/Arapoema/Pau D’Arco – 107,01 Km); TO-342 (Dois Irmãos/Araguacema - 99,79 Km) e TO-280 (Natividade/Almas/Porto Alegre/Dianópolis – 115,02 Km). Total de 321,82 Km.

 

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